2014-8-20

SERVIÇOS

Estudo Indra

Smart Cities – Lisboa com nota acima da média

As cidades inteligentes são um futuro a acontecer. Um estudo da Indra sobre o estado das “smart cities” concluiu que Lisboa partilha com Barcelona nota acima da média nos serviços que disponibiliza. Ainda assim, a nível global, a questão da sustentabilidade e da administração electrónica são as áreas onde há maior caminho a percorrer

Smart Cities – Lisboa com nota acima da média

Lisboa foi das cidades mais bem classificadas pelo estudo da Indra, possuindo serviços acima da média. De uma forma global, os cidadãos querem maior sustentabilidade e eficiência energética.

O estudo realizado pela Indra, “Pesquisa global sobre o estado das smart cities”, inquiriu duas mil pessoas de 234 cidades, em 32 países, avaliando um conjunto de serviços numa escala de 1 a 10. A percepção global de segurança confirma-se como o serviço mais bem avaliado pelos inquiridos (6,1), seguindo-se a resposta perante emergências (5,8), qualidade dos serviços e saúde (5,6), limpeza (5,4) e, por último, a sustentabilidade e e-administração (ambos com 5,2).

Por outro lado, os serviços menos bem classificados prendem-se com a sustentabilidade e a e-administração.
Para além da análise destes dois campos, foram também incluídos outros, como o tempo necessário para chegar ao emprego, percepção de segurança, avaliação da resposta perante emergências e qualidade dos serviços de saúde e limpeza.

Lisboa com serviços acima da média

A capital possui todos os serviços acima da média mundial e é considerada uma boa cidade para se viver. Nos parâmetros analisados, destacam-se a perceção de segurança (7,5) como o serviço mais valorizado pelos inquiridos, e a e-administração (5,5), como o pior. Há também um dado adicional relevante: o tempo médio para se chegar ao trabalho em Lisboa é de 26 minutos, enquanto a média dos países analisados se situa nos 46 minutos. Lisboa é, de resto, um caso muito similar ao de Barcelona, com todos os seus serviços avaliados acima da média, destacando-se a segurança com melhor nota (7,2) e a e-administração como a pior (5,6).

Cidadãos querem tecnologia

No âmbito da sustentabilidade e eficiência energética, os inquiridos destacam a potenciação das energias renováveis, criação de mecanismos para perceber o consumo diário de energia e prémios para incentivar a eficiência, assim como substituição da iluminação pública por LED e sensorização. Merece também referência as propostas para melhorar a mobilidade, como a implantação de tecnologias para reduzir o número de veículos que procuram estacionamento, diminuir os atrasos dos transportes e aumentar a sua frequência, melhorar a sincronização dos semáforos ou apostar na intermodalidade público-privada.

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

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