2014-11-19

...AAS

Domótica

Panasonic revela o futuro das “nossas” casas

No âmbito do Smart City Expo World Congress, que decorre de 18 a 20 de novembro em Barcelona e, onde se reúnem os principais profissionais do setor público e privado no desenvolvimento inteligente das cidades, vão ser discutidos e debatidas experiências e conhecimentos em torno das principais áreas que intervêm na formação das smart cities: energia, tecnologia e inovação, meio ambiente, TIC, governo e economia, segurança urbana e mobilidade

Panasonic revela o futuro das “nossas” casas

Os sistemas domóticos passam a conectar todos os dispositivos da casa e os espelhos passam a dar informação sobre o nosso estado de saúde

A Panasonic é um dos fabricantes presentes enquanto um dos maiores promotores das cidades inteligentes a nível mundial. Este compromisso alcança o seu máximo com a Fujisawa Sustainable Smart Town (Fujisawa SST), uma pequena cidade construída fora de Tóquio e que se caracteriza por ser segura, cómoda e confortável, para além de proporcionar valor acrescentado face ao meio ambiente e utilizar sistemas de energia inteligentes.

O fabricante é também uma das quatro entidades envolvidas na criação do conceito Skolkovo Smart City, a maior cidade sustentável da Europa que irá ficar localizada a 20 quilómetros de Moscovo (Rússia), estando a trabalhar simultaneamente em Singapura com as autoridades para instalar uma solução energética que irá dar resposta a toda a cidade.

Paralelamente, e no âmbito do Smart City Expo World Congress, a Panasonic prevê que, num período de dois a três anos, as nossas habitações vão experimentar uma enorme revolução que irá transformar por completo a nossa forma de viver. A multinacional japonesa está a desenvolver um conjunto de inovações que colocam o controlo das nossas casas nas nossas mãos. Através de serviços na Cloud e o desenvolvimento de aplicações, será possível gerir a nossa casa através de sistemas domóticos, com todos os aparelhos e eletrodomésticos conectados.

A sala de jantar vai estar no centro da ação, a partir de onde será possível cozinhar. Com sensores de movimento podemos ajustar o ecrã da televisão, será possível colocar a música que mais gosta, o filme da sua preferência ou controlar o aquecimento. Também será possível personalizar fotos e verificar qual o estado da carga do nosso carro elétrico. Paralelamente, o mesmo televisor vai poder avisar quando a refeição que estava a fazer no forno estiver preparada, ao mesmo tempo que uma câmara no seu interior irá permitir controlar o seu processo de confeção.

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.