2014-9-17

SERVIÇOS

Relatório IDC

Mercado de Big Data deverá atingir os 41,5 biliões de dólares em 2018

Um novo relatório da IDC prevê que a tecnologia e os serviços Big Data cresçam a uma taxa anual de 26,4% em cinco anos. No entanto, a consultora alerta para o facto do segmento não estar já em fase de “explosão”, mas de maturação.

Mercado de Big Data deverá atingir os 41,5 biliões de dólares em 2018

As infra-estruturas de Big Data continuam a liderar o mercado, representando 48,2% em 2014.

Os 41,5 biliões de dólares que o mercado de Big Data deverá alcançar em 2018 apresentam um ritmo de crescimento seis vezes superior ao da totalidade do mercado de TI, de acordo com o relatório da IDC Worldwide Big Data Technology and Services 2014-2018 Forecast.

No entanto, a consultora chama a atenção para o facto de os segmentos individuais que compõem este mercado começarem a demonstrar sinais de algum abrandamento. “O hype que envolve o Big Data parece estar a abrandar”, refere Ashish Nadkarni, research director, storage systems e Big Data da IDC. “Trata-se de um sinal de que as tecnologias estão a amadurecer e a integrar-se nos tecidos operacionais das organizações e no modo como estas conduzem os seus negócios”.

Dan Vesset, Program VP e Business Analytics & Big Data da IDC refere a este respeito que o Big Data “continuará a transformar e a impulsionar negócios. No contexto mais amplo das TIC, e até no mercado global de business analytics, o mercado de Big Data está a passar de um estado de nascença para um estado de maturidade”.

O mesmo relatório prevê ainda que as infra-estruturas continuem a liderar o mercado, representando 48,2% em 2014. A região dos EMEA e Ásia/Pacífico (excluindo o Japão) apresentou uma quota de mercado de 45%, nos segmentos de infra-estruturas, software e serviços.

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.