2022-11-26

SERVIÇOS

Dez tendências de Canal para empresas e profissionais em 2023

Segundo o relatório "IT Industry Outlook 2023" da CompTIA, e apesar do atual contexto económico, a maioria das empresas encara o próximo ano como positivo

Dez tendências de Canal para empresas e profissionais em 2023

Perante um ano marcado pela guerra na Ucrânia e as consequências que daí surgiram como os elevados valores de inflação, é altura de olhar para as perspetivas de negócio e dos profissionais da área do IT.

De acordo com um estudo realizado pela CompTIA, a maioria das empresas de tecnologia inquiridas perspetiva um ano de 2023 positivo, mesmo apesar dos atuais constrangimentos. Quase 80% dos inquiridos está otimista sobre o seu papel no trabalho, com 38% a sentirem-se muito otimistas.

O relatórioIT Industry Outlook 2023” da CompTIA reúne dez tendências para o Canal em 2023:

  • 'Business As Usual': Continuar a trabalhar exatamente da mesma forma sem evoluir ou inovar pode ser um golpe duro para as empresas, mesmo que garantam um fraco crescimento. Sair da zona de conforto pode ser necessário para evoluir, o que implica olhar para as diversas áreas da empresa – marketing, recursos humanos. Esta mudança pode justificar-se pela exigência do cliente, que está hoje em dia mais consciencializado para as capacidades cada vez maiores da tecnologia;
  • Metaverso: Encarar o metaverso não só como uma tecnologia baseada em realidade virtual, mas sim como uma extensão às experiências omnicanal dos clientes. Para Seth Robinson, vice-presidente de investigação da indústria da CompTIA, haverá “mais foco na construção de relacionamentos profundos com os clientes e na criação de ligações entre as diversas experiências digitais à disposição do cliente”;
  • Desafios na contratação e retenção de talentos tecnológicos: Os empregadores necessitam de trabalhadores qualificados nas tecnologias que estão a emergir no mercado de forma a estarem mais preparados;
  • Aceleração da cloud: A maioria das organizações adotou uma abordagem centrada na cloud, sendo que o próximo passo deverá ser a complexidade de um ambiente de várias clouds;
  • Aumento da pressão competitiva nas práticas estabelecidas: Os novos players no ecossistema digital vão criar pressão e obrigar os players já estabelecidos a melhorarem o seu negócio;
  • Aumento da automação traz otimismo… e preocupação: Os Fornecedores e Parceiros de tecnologia terão de trabalhar em conjunto para que a automação ocorra de forma eficiente e conectada;
  • Métricas de segurança cibernética e análise de risco: A maioria das empresas ainda não está a realizar análises de risco abrangentes, mas podem ajudar na transformação digital, uma vez que medem o progresso da segurança cibernética na organização;
  • A incerteza inflacionária e as falhas na cadeia de abastecimento: O atual contexto económico pode complicar a previsão de vendas das empresas para 2023;
  • A Web3: Apesar de a Web3 ser apontada como uma das tendências para 2023, a chave passará pela evolução da identidade digital;
  • Os avanços na IA e o papel do futuro da tecnologia: Ganhar consciência de que usar a tecnologia envolve conhecer e saber sobre como esta funciona e que impactos poderá ter a nível social;

“Há certamente alguns pontos negativos, especialmente quando as aplicações tecnológicas atingem grande escala e desencadeiam consequências não intencionais. Mas há inúmeras oportunidades à medida que a tecnologia influencia todos os negócios e indústrias”, afirmou Seth Robinson, vice-presidente de pesquisa do setor da CompTIA.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inovar, construir, garantir e focar: quatro tendências para o futuro das empresas
NEGÓCIOS

Inovar, construir, garantir e focar: quatro tendências para o futuro das empresas

LER MAIS

Como vai ser o futuro do trabalho e quais a principais tendências
NEGÓCIOS

Como vai ser o futuro do trabalho e quais a principais tendências

LER MAIS

Parceiros de Canal focam-se em cloud e zero trust
NEGÓCIOS

Parceiros de Canal focam-se em cloud e zero trust

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

DevOps Center da Salesforce ajuda empresas a acelerarem trabalho das equipas
SERVIÇOS

DevOps Center da Salesforce ajuda empresas a acelerarem trabalho das equipas

LER MAIS

Programas de Canal 2023

Programas de Canal 2023

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.