2015-7-23

SERVIÇOS

Claranet adota managed backup services da EMC

A Claranet selecionou a EMC para a implementar uma plataforma própria Managed Backup Services, com base nas soluções EMC Avamar e EMC Data Domain, que disponibiliza já a mais de 52 clientes

Claranet adota managed backup services da EMC

Com a implementação do projeto Managed Backup Services, a Claranet reduziu incidentes e janelas de backup em cerca de 50%.

A Claranet tinha a necessidade de ter uma plataforma de Backup o mais abrangente possível ao nível das plataformas que protege e, ao mesmo tempo, pretendia reduzir as janelas de backup e aumentar o nível de sucesso do mesmo.

Antes de implementar a solução EMC Avamar, a Claranet perdia muitas horas diárias a monitorizar e resolver os problemas relacionados com as tarefas de operação nas ações de backup. O cliente que impulsionou a compra da solução pretendia adquirir o serviço para utilizar on premise. No entanto, a Claranet conseguiu oferecer uma solução integrada (serviço + managed service + hosting) o que permitiu eliminar os CapEx do cliente. “O cliente ia adquirir recursos acima do que precisava, só conseguindo o payback no final de 4 ou 5 anos. Com a solução integrada da Claranet conseguiu poupanças estimadas em 50%”, salienta a EMC em comunicado.

Atualmente mais de 50 clientes Claranet já utilizam a plataforma de Managed Backup Services.

O sistema e software EMC Avamar para backup com de-duplicação na fonte fornece backups diários e rápidos para ambientes virtualizados, sistemas NAS, desktops/laptops, escritórios remotos e aplicações essenciais ao negócio. A de-duplicação dos blocos de informação variável do Avamar envia somente blocos exclusivos, compactados e criptografados em LANs ou WANs, o que significa maiores economias em largura de banda para backup.

Os sistemas Data Domain de armazenamento com de-duplicação permitem que a Claranet conclua mais backups em menos tempo enquanto colocam menos pressão em janelas de backup limitadas, com uma taxa de transferência de até 31 TB por hora.

Com a implementação do projeto Managed Backup Services, a Claranet reduziu incidentes e janelas de backup em cerca de 50%. Devido à tecnologia de de-duplicação da plataforma, a empresa conseguiu uma redução da necessidade de armazenamento na ordem dos 98%.

A compressão de Dados e De-duplicação permitem otimizar e aproveitar o espaço em disco; Backup Remoto (Circuitos WAN); Redução das Janelas de Backup; Alta fiabilidade pelo nível de redundância do equipamento. Monitorização mais fácil e intuitiva. É uma solução unificada e que suporta 98% das plataformas existentes. Gestão centralizada.

O payback foi atingido num ano e meio, tal como estava estimado.

A implementação, que decorreu sem qualquer incidente, demorou cerca de um mês e meio e contou com um recurso da Claranet, assim como um técnico da EMC. Foi ainda realizada formação durante cerca de 3 semanas a um recurso da equipa técnica da empresa.

“A Efacec SMA no âmbito da restruturação do Grupo Efacec teve de restruturar toda a sua infraestrutura informática. A solução proposta pela Claranet para alojamento dos atuais shares, bases de dados e respetivos backups suportados na tecnologia de Storage da EMC são um garante da disponibilidade e segurança necessários”, sublinha José António Santos de Oliveira Leitão, Gestor de TI´s, Efacec Serviços de Manutenção e Assistência, S.A.

Segundo Paulo Alexandre, Information Technology Manager da SGS, “encontrar o parceiro adequado, para uma solução de IaaS e BaaS, que suportasse as soluções da SGS Portugal, foi fundamental para garantir que os compromissos assumidos pela SGS perante os seus clientes, sejam eles internos ou externos, sejam cumpridos e a Claranet têm provado ser uma escolha que trouxe inovação, pragmatismo e profissionalismo. A adoção de uma solução BaaS da Claranet baseado na solução Avamar (EMC) permitiu à equipa de Tecnologias de informação da SGS Portugal, disponibilidade adicional para se concentrar em projetos que criam valor para a organização, ou seja, estar mais perto das áreas de negócio”.

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.