Rui Damião em 2021-2-25

SEGURANÇA

“Uma boa segurança cibernética não é apenas para as grandes empresas”

Em entrevista ao IT Channel, Kevin Isaac, Senior Vice President of Sales da Sophos EMEA, relembra que todas as empresas do mundo já foram atacadas, mas que é necessário que as pequenas e médias empresas tenham acesso ao mesmo tipo de cibersegurança que as grandes organizações têm

Kevin Isaac, Senior Vice President of Sales da Sophos EMEA

É sabido que todas as organizações já sofreram algum tipo de ciberataque. Assim, é necessário que as empresas se protejam para minimizar o impacto que um ciberataque lhe pode causar.

Este é um tema que pode ser explorado pelos Parceiros de Canal quando abordam os seus clientes, principalmente pequenas e médias empresas. Kevin Isaac, Senior Vice President of Sales da Sophos EMEA, explicou ao IT Channel que “uma boa segurança cibernética não é apenas para as grandes empresas”.

Cibersegurança para todos

A Sophos tem soluções para todos os tipos de empresas, desde às pequenas até à grandes. No caso da Sophos, que tem como principais produtos a proteção do endpoint e firewall – que “são os dois maiores pilares da cibersegurança” –, a empresa já oferece um single pane of glass para que os Parceiros possam fazer a gestão dos ambientes dos seus clientes.

Porque é que as empresas estão a falhar em cibersegurança? Acho que é pela visibilidade, a complexidade e todo o barulho dos ataques que estão a acontecer. Se pudermos simplificar, integrar e fornecer aos Parceiros uma ferramenta muito simples para serem capazes de gerir as redes dos seus clientes, definitivamente há aí valor”, comenta Kevin Isaac.

O executivo reforça, também, a importância de os Parceiros fazerem uma transição para os MSSP. A Sophos já tem 70% do seu negócio na cloud e permite que os seus Parceiros adequem as suas ofertas à maneira como os clientes finais o desejam consumir. “Ainda estamos a fornecer modelos de licenciamento, mas, ao mesmo tempo, estamos a construir relacionamentos com fornecedores de serviços geridos em toda a Europa”, explica.

Em última análise, a adoção de um modelo por licenciamento ou por serviço “depende do cliente”, de se “ele quer um modelo CapEx ou OpEx ou como querem consumir tecnologia”.

Soluções

Kevin Isaac refere o serviço Management Threat Response (MRT), lançado em setembro de 2019. “O que isto faz é um serviço de monitorização para o nosso EDR; insere o EDR e, em seguida, o MTR monitoriza todo o ruído e a complexidade proveniente desse sistema EDR para fornecer alertas para as pessoas que precisam para que possam tomar medidas proativas”, explica.

Imagine como isso é importante para um Parceiro, por exemplo, em Lisboa onde tem 50 clientes e deve gerir todos os ambientes desses 50 clientes. Receber um alerta de um serviço gerido para fornecer monitorização muda o seu trabalho de reativo para proativo e permite que ofereçam serviços de valor agregado ao cliente final sobre o que fazer em vez de se perguntar o que está a acontecer”, indica, acrescentando que “achamos que há uma oportunidade aqui, não só na tecnologia e na integração dessa certificação de tecnologia, mas também num serviço abrangente que complementa o Canal”.

Canal

Reforçando que a Sophos é uma empresa 100% de Canal, Kevin Isaac explica que a Sophos tem sido “amplamente considerada como uma das empresas mais amigáveis para o Canal”. A Sophos lançou um novo Programa de Canal no ano passado.

A missão da Sophos é “fornecer cibersegurança a organizações de qualquer tamanho”. Isaac refere que “colocamos na nossa missão que queremos ser capazes de fornecer a mesma simplicidade, a mesma segurança, a mesma tecnologia” que as grandes empresas consomem “e disponibilizá-la a organizações de qualquer tamanho”.

A Sophos conta com uma equipa em Portugal que pode ajudar os Parceiros que estão a dar os primeiros passos na venda de cibersegurança e que, diz, tem “um processo de integração que permitirá [aos Parceiros] avançar muito, muito rapidamente na venda de soluções de software as-a-Service”.

Recomendado pelos leitores

Exchange Server: uma bomba-relógio
SEGURANÇA

Exchange Server: uma bomba-relógio

LER MAIS

MSSP ganham peso no Canal de IT
SEGURANÇA

MSSP ganham peso no Canal de IT

LER MAIS

Trend Micro e Vodafone estabelecem Parceria para lançar soluções de cibersegurança
SEGURANÇA

Trend Micro e Vodafone estabelecem Parceria para lançar soluções de cibersegurança

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 76 ABRIL 2021

IT CHANNEL Nº 76 ABRIL 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.