2018-4-06

SEGURANÇA

Novo Kaspersky Cloud Sandbox dá resposta a ameaças complexas

A nova solução, Kaspersky Cloud Sandbox está alojada na cloud e está desenvolvida para melhorar a eficiência de resposta e a cibersegurança forense sem qualquer risco para os sistemas IT das empresas, permitindo “detonar” ficheiros suspeitos num ambiente virtual e com um relatório completo das atividades do ficheiro

Novo Kaspersky Cloud Sandbox dá resposta a ameaças complexas

De acordo com a Kaspersky Lab, explorar falhas internas em programas legítimos de software tem vindo a tornar-se a ferramenta favorita dos hackers, uma vez que estas atividades maliciosas podem ser facilmente camufladas em processos legítimos, o que dificulta a deteção de todo o malware, até pelas equipas de cibersegurança mais experientes. Para resolver este problema, as equipas devem recorrer a tecnologias de deteção avançadas, incluindo a sandboxing, o que muitas vezes requer investimentos significativos em hardware, algo não é facilmente exequível para muitas equipas de segurança IT.

Para ajudar as empresas a enfrentar estas ameaças, o fabricante desenvolveu uma solução cloud, disponível através de subscrição como parte do Portal Kaspersky Threat Intelligence. A Kaspersky Cloud Sandbox oferece ferramentas de deteção avançada e de análise forense quer visam garantir q    ue as equipas de cibersegurança se mantêm dentro do seu orçamento ao mesmo tempo que beneficiam de tecnologia avançada.

De forma a atrair o malware e fazê-lo revelar o seu potencial, a tecnologia sandbox deve incluir técnicas avançadas anti evasão. Um programa malicioso, desenvolvido para funcionar em certos softwares, não se irá ativar num computador “limpo”. Para evitar esta situação, a Kaspersky Cloud Sandbox aplica várias técnicas onde imita o utilizador, como cliques, scroll por documentos, processos de rotina específicos que dão ao malware a hipótese de se expor, parâmetros aleatórios do ambiente do utilizador, entre outros.

Assim que o malware começa as suas atividades de destruição, o Kaspersky Cloud Sandbox utiliza o seu subsistema logging para intercetar ações maliciosas de forma não invasiva. Quando um documento começa a comportar-se de forma suspeita – por exemplo, se começa a criar um string na memória do computador, a executar comandos Shell ou a reduzir os seus payloads – as suas ações são registadas no subsistema logging do Kaspersky Cloud Security, que tem a capacidade de detetar uma grande quantidade de eventos maliciosos, onde se incluem DLLs, registo e modificação de códigos registados, pedidos HTTP e DNS, criação, modificação e eliminação de ficheiros, etc. O cliente recebe depois um relatório completo com gráficos de dados e screenshots, bem como um registo das atividades sandbox.

O desempenho do Kaspersky Cloud Sandbox é apoiado pela inteligência de ameaças em tempo real da Kaspersky Security Network (KSN), proporcionando aos clientes um status imediato de ameaças tanto conhecidas como novas. Além de acesso a ferramentas de deteção avançadas, os especialistas e investigadores SOC poderão amplificar as suas atividades de resposta a incidentes através de outros serviços disponíveis no Portal Kaspersky Threat Intelligence. Ao executar uma análise forense digital ou uma resposta a incidentes, um responsável de cibersegurança poderá receber o mais recente relatório de inteligência de ameaças – sobre URLs, domínios, endereços IP, hashes de arquivos, nomes de ameaças, informações estatísticas/comportamentais e dados WHOIS/DNS – e depois associar esse conhecimento aos IOCs gerados a partir da amostra que foi analisada pelo Cloud Sandbox. APIs que automatizam a sua integração em operações de segurança de clientes também estão disponíveis, permitindo às equipas de cibersegurança reforçar as suas investigações a incidentes em minutos.  

“Com as empresas a serem cada vez mais alvo de ciberameaças, a necessidade de uma rápida resposta a incidentes e de uma análise forense digital é maior que nunca. O Kaspersky Cloud Sandbox é um acréscimo importante ao ecossistema global de inteligência de ameaças da Kaspersky Lab, que lida com estes desafios. Ao complementar a vasta inteligência de ameaças disponível para os clientes do Portal Kaspersky Threat Intelligence, o Kaspersky Cloud Sandbox torna-se num serviço único para a análise detalhada de ficheiros, o que permite às equipas SOC e aos investigadores de cibersegurança obter uma visão mais profunda do comportamentos dos ficheiros sem qualquer risco para a infraestrutura IT”, afirma Nikita Shvetsov, diretor de tecnologia da Kaspersky Lab.

ARTIGOS RELACIONADOS

Kaspersky Lab lança plataforma de proteção contra ameaças complexas
SEGURANÇA

Kaspersky Lab lança plataforma de proteção contra ameaças complexas

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Mercado de SASE cresce 31% em 2023
SEGURANÇA

Mercado de SASE cresce 31% em 2023

LER MAIS

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA
SEGURANÇA

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.