2019-10-16

SEGURANÇA

Advertorial

IoT: está na hora de criar um modelo de segurança sólido para os aparelhos inteligentes

Desde fechaduras de portas inteligentes a frigoríficos capazes de encomendar comida. Cada vez mais, os lares, os escritórios – os espaços em geral – estão equipados com dispositivos ligados à Internet

IoT: está na hora de criar um modelo de segurança sólido para os aparelhos inteligentes

Alfonso Ramirez, Diretor Geral da Kaspersky Ibéria

É graças à popularidade de certos aparelhos de fácil consumo (como o assistente de voz virtual da Amazon Echo, por exemplo), que o mercado da Internet das Coisas cresce a passos largos. Uma pesquisa realizada pela Ericsson prevê que em 2023 - daqui a apenas quatro anos - o número de conexões IoT via mobile atinja o patamar das 3.500 milhões ligações. Por outro lado, o DBS Bank estima que este setor alcançará o seu ponto de inflexão quando a taxa de utilização dos aparelhos inteligentes chegar aos 20%, já no final deste ano.

Prevendo-se que nos próximos anos um só indivíduo esteja conectado a pelo menos cinco dispositivos, é certo que estamos cada mais vulneráveis e expostos a ciberataques. Incluindo às ameaças que surgem no interior da nossa casa. E embora atualmente, a maioria dos utilizadores entenda o quão importante é protegerem os telemóveis, os computadores e os servidores das empresas com softwares de segurança, esta mesma sensibilidade não se aplica a outros dispositivos IoT, como fechaduras de portas inteligentes ou câmaras de videovigilância ligadas a redes IP.

Mas atenção: todos os aparelhos, desde que conectados à Internet, podem ser alvo de malware. Conscientes deste facto estão os hackers, concluiu a Kaspersky, numa pesquisa onde apurou que só no primeiro semestre de 2018 se contabilizaram três vezes mais amostras de malware em dispositivos conectados à Internet (121.588) do que durante todo o ano de 2017.

À medida que os ataques a aparelhos IoT crescem a um ritmo alarmante, aumenta também a necessidade da indústria de Cibersegurança desenvolver um modelo adaptado à IoT, mais maduro e eficiente.

Um ecossistema de segurança completo

Há histórias que ficam para a História. Uma delas aconteceu em 2013, na Target (cadeia de lojas norte-americana), e marcou o setor da cibersegurança. Na altura, o malware introduzido em múltiplos dispositivos dos pontos de venda resultou na exposição dos dados bancários de aproximadamente 40 milhões de clientes. Mais tarde, a investigação do caso descobriu que os autores do crime obtiveram acesso à rede da empresa ao roubarem as credenciais usadas por um técnico de reparação do ar condicionado, quando este ligou um dos aparelhos à rede wireless da Target.

Os sistemas de climatização incorporam vários elementos IoT, não só no controlo dos processos, como na comunicação entre as várias funcionalidades e no próprio acesso, que é cada vez mais remoto, permitindo aos técnicos obterem informação e resolverem problemas à distância, sem estarem em contacto direto com os aparelhos. Por serem inteligentes, estes dispositivos permitem novos métodos de trabalho, mais cómodos e práticos, mas também acarretam riscos, abrindo novas portas ao cibercrime.

O exemplo da Target ilustra na perfeição a necessidade de uma solução de segurança integrada, que atue eficazmente em todos os elementos que compõem o sistema de um aparelho IoT. A consolidação deste modelo permitirá, em casos como o da Target, otimizar os processos de segurança, sendo possível avaliar e planear o volume de trabalho que o estado de “segurança suficiente” da rede exige, não só ao nível do domínio de Cibersegurança como das práticas individuais, efetuadas por todos os colaboradores de uma empresa.

Uma tarefa desafiante

A diversidade cada vez maior de dispositivos e indústrias IoT dificulta o desenvolvimento de uma estratégia coesa de proteção. Diferentes aparelhos exigem diferentes níveis de “maturidade”, ao nível da segurança. Por isso mesmo, e embora seja uma tarefa complexa, os especialistas de cada área devem procurar uma metodologia específica e abrangente ao seu setor, com o objetivo de criarem um modelo “maduro” e integrado de segurança, aplicável a todo o ecossistema da Internet of Things.

Uma das principais vantagens deste modelo, aplicado à IoT, é que consegue gerar medidas de atuação contra ciberameaças ao longo de toda cadeia de negócio, que dão resposta a necessidades empresariais reais. Desta forma, é possível definir um estado de “segurança suficiente” para cada sistema organizacional, identificar os meios de proteção mais adequados a cada caso e ajudar os especialistas de Cibersegurança a aplicar os respetivos métodos.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext para a Kaspersky

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.