2021-1-19

SEGURANÇA

Investimentos em cibersegurança vão crescer 10% este ano

Canalys prevê que, durante o ano de 2021, os gastos com cibersegurança vão aumentar 10%, uma vez que a segurança cibernética vai continuar a ser uma prioridade nas organizações

Investimentos em cibersegurança vão crescer 10% este ano

A última previsão trimestral de cibersegurança da Canalys prevê que os gastos vão aumentar 10,0% em todo o mundo na melhor das hipóteses em 2021. A segurança cibernética continuará a ser uma alta prioridade este ano, à medida que a gama de ameaças se amplia e novas vulnerabilidades emergem, enquanto a frequência dos ataques é improvável diminuir.

A previsão global do mercado de cibersegurança da Canalys assume que as tendências de investimento atuais vão persistir. A primeira metade do ano será afetada por restrições e licenças em andamento em resposta à pandemia. As aprovações da vacina COVID-19 e o início dos programas de vacinação em massa estabeleceram um prazo para a reabertura das economias e uma recuperação global sustentada a partir de meados do ano.

O valor geral do mercado de cibersegurança deve chegar aos 60,2 mil milhões em 2021, cobrindo as vendas de segurança de endpoint, segurança de rede, segurança de web e email, segurança de dados, vulnerabilidade e análise de segurança e gestão de acesso de identidade. Mesmo no pior cenário da Canalys, a perspetiva é de um crescimento anual de 6,6%. O número pressupõe um impacto económico mais profundo e prolongado dos confinamentos e considera o surgimento de novas variantes do vírus.

Os orçamentos de segurança cibernética têm sido resilientes durante a pandemia até agora. No entanto, os gastos das pequenas e médias empresas foram afetados, e as reduções e licenças da força de trabalho prejudicaram algumas renovações e acordos plurianuais, especialmente nos setores mais atingidos, incluindo hotelaria, retalho e transporte.

Apesar do crescimento contínuo do investimento em segurança cibernética, o número de violações de dados e registos comprometidos, bem como de ataques de ransomware, atingiu o nível mais alto no ano passado. Mais de 12 mil milhões de registos, contendo uma gama de informações de identificação pessoal, foram supostamente comprometidos em 2020, enquanto o número de ataques de ransomware conhecidos aumentou em quase 60%. Erros de configuração de bancos de dados baseados em cloud e campanhas de phishing direcionadas às vulnerabilidades de trabalhadores remotos inseguros e mal treinados foram os principais fatores. Infelizmente, neste momento, com os setores de saúde e educação sob pressão extraordinária, mais ataques e fraudes online foram direcionados a estes setores. Trabalho e educação remotos em massa e a aceleração de projetos de transformação digital vão manter esta tendência em 2021.

As maiores ameaças são sempre aquelas que ainda não conhecidas. A descoberta da campanha de ameaças persistentes avançadas SUNBURST no final de 2020, originada de código malicioso injetado na plataforma de gestão de IT SolarWinds Orion amplamente usada e subsequente infiltração em outros sistemas, destaca isso”, explicou Matthew Ball, analista-chefe da Canalys. “Os compromissos de serviços profissionais de segurança cibernética em resposta a este último problema serão um dos muitos fatores que contribuem para o investimento sustentado neste ano, especialmente em soluções mais recentes para mitigar ameaças emergentes. O crescimento nas assinaturas de complementos que fornecem novos recursos, produtos para proteger a cloud e fornecidos a partir da cloud e atualizações para as soluções existentes, serão os principais impulsionadores da expansão. A necessidade de as organizações adotarem abordagens holísticas e em várias camadas, combinando treino e consciencialização de colaboradores, proteção e backup de dados, deteção de ameaças e vulnerabilidade e resposta, continuará crítica”.

A Canalys prevê que a segurança da web e de e-mail crescerá 12,5% em 2021, um dos segmentos de maior crescimento, à medida que tecnologias diferentes convergem para proteger conexões persistentes entre utilizadores e serviços cloud. A análise de vulnerabilidade e segurança aumentará 11,0%, expandindo além do registo e monitorização para inteligência de ameaças, análise de comportamento e resposta automatizada.

O crescimento na segurança de endpoint desacelerará para 10,4% após um forte 2020; no entanto, continuará a ser uma parte vital da segurança cibernética, já que muitos funcionários em escritórios continuam a trabalhar remotamente. A gestão de acesso de identidade, uma parte fundamental das políticas de Zero Trust, sustentando o acesso seguro a dados e aplicações, crescerá 10,4%. A segurança de rede será o maior segmento, aumentando 8,0%, impulsionada pelo reinício de projetos de atualização atrasados. A segurança dos dados aumentará 6,6%, com foco em proteção, backup e recuperação, bem como políticas consistentes em ambientes de várias cloud e IT híbrida.

ARTIGOS RELACIONADOS

Canalys: o futuro dos fabricantes passa pelo sucesso dos Parceiros
EVENTOS

Canalys: o futuro dos fabricantes passa pelo sucesso dos Parceiros

LER MAIS

O utilizador, o dispositivo e os dados: os três principais desafios da cibersegurança
SEGURANÇA

O utilizador, o dispositivo e os dados: os três principais desafios da cibersegurança

LER MAIS

92% das equipas de cibersegurança carecem de ferramentas de prevenção
SEGURANÇA

92% das equipas de cibersegurança carecem de ferramentas de prevenção

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft
SEGURANÇA

Check Point anuncia colaboração com a Microsoft

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.