2020-8-07

SEGURANÇA

Fabricantes de realidade aumentada apostam na segurança

Face ao aparecimento da realidade aumentada nos ambientes digitais das empresas, os fabricantes estão a concentrar-se em melhorar a segurança dos seus sistemas

Todos os dias surgem novas aplicações profissionais para tecnologias de realidade aumentada (AR) e de realidade mista (MR), oferecendo novas possibilidades para áreas como a formação, manutenção de sistemas e máquinas, engenharia, cuidados de saúde e muitas outras áreas. Os casos de utilização de AR/MR estão a aumentar e os fabricantes estão sob pressão crescente para garantir que as suas soluções são seguras para os ambientes de negócio onde serão utilizadas.
Esta grande aceleração responde ao crescimento esperado no mercado das soluções AR/MR, tanto pessoal como especialmente empresarial. De acordo com as mais recentes pesquisas realizadas por especialistas da ABI Research, até 2024 haverá mais de 52 milhões de óculos inteligentes ativos e centenas de milhões de dispositivos móveis capazes de consumir conteúdo AR, o que torna o mercado da tecnologia de realidade aumentada e mista uma perspetiva muito promissora para os próximos anos.

Embora já tenha sido gerado um efeito de sobreavaliação deste mercado em fases anteriores, sabe-se agora que as aplicações comerciais AR/MR serão a base do mercado no futuro, trazendo força a estas perspetivas.

Nestes ambientes, a segurança é fundamental e, segundo os especialistas da ABI Research, nos próximos cinco anos estes fabricantes aumentarão rapidamente os gastos de segurança para os seus produtos AR/MR, atingindo cerca de 40 mil milhões de euros até 2024. Isto inclui o investimento em segurança e privacidade em áreas como a integração de plataformas e sistemas de licenciamento, gastos de IT e conectividade.

Como explica Leftheria Kouri, analista de investigação da ABI Research, "garantir a fiabilidade das aplicações e dispositivos AR/MR é essencial para impulsionar a adoção e incentivar a implementação em escala de soluções AR/MR nos mercados verticais empresariais. As deficiências na rede, aplicações ou dispositivos não são apenas arriscados devido a fugas de dados ou potencial acesso não autorizado, mas também devido a perturbações que podem ocorrer no fluxo de trabalho e eficiência do negócio. Ao mesmo tempo, os ataques direcionados para conteúdos sobrepostos podem induzir em erro os utilizadores, comprometer a segurança dos utilizadores e a segurança dos dados através de tentativas de phishing e de redirecionamento incorreto".

Perante estes perigos, os fabricantes de soluções AR/MR podem tirar partido das tecnologias de segurança e das políticas de proteção de dados que foram testadas com sucesso noutras áreas, como dispositivos conectados.

Como indica a investigação da ABI Research, a venda de óculos AR/MR e telemóveis capazes de trabalhar com estas tecnologias crescerá rapidamente nos próximos cinco anos, graças ao avanço tecnológico e à melhoria dos sensores e de outras tecnologias envolvidas neste domínio. Leftheria Kouri acredita que "uma maior adoção significa dispositivos mais ativos e potencialmente vulneráveis, que não se enquadram necessariamente em infraestruturas e implementações de segurança existentes. Como resultado, a necessidade de normas, práticas e regulamentos dedicados da AR/MR será mais do que essencial nos próximos anos".

Recomendado pelos leitores

92% das equipas de cibersegurança carecem de ferramentas de prevenção
SEGURANÇA

92% das equipas de cibersegurança carecem de ferramentas de prevenção

LER MAIS

Hackers continuam a espiar PME
SEGURANÇA

Hackers continuam a espiar PME

LER MAIS

Perto de um terço dos ataques bem-sucedidos usam ferramentas legítimas
SEGURANÇA

Perto de um terço dos ataques bem-sucedidos usam ferramentas legítimas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 70 SETEMBRO 2020

IT CHANNEL Nº 70 SETEMBRO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.