2018-6-04

NEGÓCIOS

Investimentos em realidade virtual e aumentada vão crescer mais de 70% até 2022

Já em 2018, realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) devem crescer 92% face a 2017, de acordo com o Worldwide Semiannual Augmented and Virtual Reality Spending Guide da IDC

O investimento em produtos e serviços de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) deverá alcançar os 27 mil milhões de dólares em 2018, um crescimento de 92% face a 2017.

O setor doméstico continua a ser a principal fonte de receitas em produtos e serviços de RV/RA, ao longo do período previsto, alcançando os 53 mil milhões em 2022. Logo  seguida, do ponto de vista dos investimentos, surgem o retalho, indústria e transportes, que a IDC estima que representem, coletivamente, um total de 56 mil milhões de dólares em 2022. O gaming continua a ser o use case predominante de RV/RA em 2018, com gastos na ordem dos 7 mil milhões. Ao longo do período previsto, o uso em retail showcasing representa o maior crescimento composto anual (119,3%). Novos use cases em 2018 incluem manutenção da infraestrutura de transportes públicos e vídeos educativos.

Dispositivos host (como os visores) representam a principal categoria tecnológica para 2018, com ganhos a alcançar os 10 mil milhões de dólares, seguidos de software de RV, com 5,7 mil milhões. Óculos de RA representam a principal tecnologia para o período previsto, com um crescimento composto anual de 141,6%, seguidos da integração de sistemas de RA e desenvolvimento de aplicações RA de consumo. O segmento de consumo mantém a liderança em 2018, com um investimento previsto de 14,2 mil milhões, enquanto o setor da distribuição e serviços alcançará um aumento anual estimado de 34.4%, para o período analisado, com gastos a alcançar quase 72 mil milhões em 2022.

“O interesse comercial em tanto RV como RA continua a acelerar à medida que novo hardware é vendido, aparece software melhor e mais use cases evoluem,” disse Tom Mainelli, vice-president of Devices and AR/VR na IDC. “Um recente inquérito da IDC a decisores de IT nos EUA revelou que uma grande percentagem de empresas estão a testar ambas as tecnologias e esperamos que o apetite continue a crescer quando os grandes players da indústria lançarema próxima geração de RV e RA ao longo do resto de 2018.”

Recomendado pelos leitores

Mercado português das TIC vai superar os oito mil milhões de euros em 2019
NEGÓCIOS

Mercado português das TIC vai superar os oito mil milhões de euros em 2019

LER MAIS

PHC Software reforça administração
NEGÓCIOS

PHC Software reforça administração

LER MAIS

Micro Focus unifica Programa global de Parceiros
NEGÓCIOS

Micro Focus unifica Programa global de Parceiros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 55 Março 2019

IT CHANNEL Nº 55 Março 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.