2017-3-02

SEGURANÇA

Encontrado botnet na Google Play

O botnet que utilizava aplicações Android para roubar os dados bancários e bloquear os equipamentos de utilizadores da plataforma Google foi descoberto e desativado pela ESET

Encontrado botnet na Google Play

No início do ano algumas aplicações maliciosas conseguiram contornar os mecanismos de proteção da Google e apareceram na loja Google Play. Essas apps, que se faziam passar por aplicações meteorológicas, não tinham outro intuito senão apoderarem-se dos dados bancários dos utilizadores Android. Dois dias depois, as apps maliciosas foram detetadas e reportadas pela ESET, tendo sido eliminadas de imediato. Durante o período em que estiveram ativas, foram instaladas em cerca de 5 mil dispositivos.

Estas apps faziam parte de uma botnet e enviavam para o servidor de C&C (sigla para “Comando & Controlo”) todas as informações que conseguiam reunir.

Os investigadores da ESET chegaram à conclusão de que as aplicações Android e o servidor de C&C foram desenvolvidos com o mesmo código fonte que foi disponibilizado publicamente na Internet em dezembro de 2016.
Este código, que serviu de base para estas ameaças, e que inclusivamente disponibilizava um painel de administração na web para que o criminoso pudesse controlar todas as ações, estava disponível em fóruns de origem russa desde finais do ano passado.

Uma análise ao servidor C&C, que estava ativo desde o início de fevereiro, revelou uma extensa lista de vítimas. Quase no final do mês de fevereiro, quando o servidor de comando e controlo foi desativado pela empresa de alojamento, após o alerta da ESET, a botnet já somava 2810 vítimas de 48 países diferentes.

De acordo com Lukáš Štefanko, investigador da ESET, “o fácil acesso às ferramentas que permitem criar malware para o sistema operativo Android faz com que o número de ameaças aumente significativamente. Por este motivo, os utilizadores Android devem leva a sério a prevenção”.

Recomendado pelos leitores

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede
SEGURANÇA

Fortinet apresenta atualização no sistema operativo de segurança de rede

LER MAIS

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas
SEGURANÇA

Eset lança nova solução a pensar nas pequenas empresas

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.