2024-4-30

SECURITY

Commvault lança solução para ajudar na recuperação de um ataque

A Commvault anunciou a solução Cloud Cleanroom Recovery que permite testar de forma económica os planos de recuperação de ciberataques

Commvault lança solução para ajudar na recuperação de um ataque

A Commvault inaugurou uma nova era com a tecnologia de sala limpa ou cleanroom. Através da sua nova solução Commvault Cloud Cleanroom Recovery, a empresa procura transformar – de todos os ângulos – a recuperação no mundo atual, nomeadamente como é que as empresas podem recuperar de forma segura uma cópia limpa dos seus dados após um ciberataque; para onde podem recuperar – introduzindo a recuperação de sala limpa a pedido na cloud –; que empresas podem aceder à tecnologia de sala limpa; e quando é que os testes de recuperação podem ser realizados – mensalmente, se desejado – para que os CISO possam dizer com confiança ao seu conselho de administração: “quando somos atacados, sabemos que podemos efetuar a recuperação em sala limpa”.

Uma sala limpa é um ambiente de recuperação isolado, frequentemente utilizado em situações de recuperação cibernética segura. No entanto, as salas limpas tradicionais consomem frequentemente muitos recursos e obrigam as organizações a manter ambientes duplicados para cada aplicação crítica em cada servidor e em cada local. 

Mas muitas organizações não podem simplesmente dar-se a esse luxo: não têm tempo, dinheiro ou recursos humanos para testar todas as interdependências entre estes tipos de ambientes híbridos para saberem se podem recuperar quando sofrem um ataque. Se conseguirem testar, e o teste falhar, muitas vezes não têm os recursos para testar novamente. Isto deixa as organizações vulneráveis aos cibercriminosos. Por esta razão, a Commvault está dedicada a resolver estes problemas.

A Commvault refletiu sobre o conceito de cleanroom e criou uma a partir do zero. Em primeiro lugar, o Cleanroom Recovery expande-se para apoiar os clientes SaaS da Commvault. Esta opção de implementação democratiza a tecnologia para que empresas de todas as dimensões possam beneficiar da oferta. Em segundo lugar, a sala limpa está alojada na cloud. Quando os cibercriminosos atacam, o Cleanroom Recovery foi concebido para orquestrar a recuperação numa localização limpa e isolada no Microsoft Azure. Os clientes podem fazê-lo a pedido e só pagam quando o utilizam. Em terceiro lugar, o Cleanroom Recovery dá às organizações a capacidade de testar rápida e regularmente e, se necessário, testar novamente os planos de recuperação cibernética com facilidade em toda a sua infraestrutura de TI.

Com a recuperação de desastres, testar a estratégia de recuperação uma vez por ano era suficiente. Por exemplo, em caso de catástrofes naturais, não havia a necessidade de nos preocuparmos com a infiltração de agentes maliciosos nos seus sistemas. Era suficiente para recuperarmos. Agora, com os ataques orientados para a inteligência artificial, os vetores de ameaça mudam diariamente. A necessidade não só de testar frequentemente a recuperação, mas também de saber que as organizações têm um local limpo para recuperar na cloud, nunca foi tão importante”, afirma Brian Brockway, CTO da Commvault, em comunicado.

Os clientes podem configurar rapidamente uma sala limpa a pedido no Microsoft Azure. O Cleanroom Recovery também simplifica a recuperação de aplicações e dos dados dos quais essas aplicações dependem. Por exemplo, o Cleanroom Recovery será concebido para restaurar o Microsoft Active Directory. Este é o serviço que controla o acesso humano a todas as aplicações e outros ativos empresariais críticos. Ser capaz de restaurar facilmente o Active Directory e validar a sua consistência e estado operacional pode ajudar a garantir que as autorizações adequadas para os dados são mantidas.

Com a Commvault, a sala limpa é gerada a pedido na cloud. Este serviço foi concebido para não ser contaminado, uma vez que não existe até que a organização precise. As salas limpas da Commvault encontram-se num ambiente isolado, pelo que os testes de aplicações e as cópias de segurança dos sistemas de produção podem ser realizados num espaço seguro. O Cleanroom Recovery inclui a integração com o Microsoft Defender, que automatiza a análise de ameaças para ajudar a garantir a limpeza dos dados. O Cleanroom Recovery incluirá capacidades que permitem às empresas reconstruir aplicações e serviços a partir de um estado limpo conhecido quando necessário. Isto pode ajudar os clientes a manter as operações do servidor enquanto melhoram a segurança e a eficiência.

ARTIGOS RELACIONADOS

Commvault anuncia aquisição de empresa para acelerar ciber-resiliência
BIZ

Commvault anuncia aquisição de empresa para acelerar ciber-resiliência

LER MAIS

Commvault quer ajudar organizações a aumentarem ciber-resiliência
BIZ

Commvault quer ajudar organizações a aumentarem ciber-resiliência

LER MAIS

Commvault e Dell avançam na sua Parceria
BIZ

Commvault e Dell avançam na sua Parceria

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Ciberataques potenciados por IA são o novo risco para as organizações
SECURITY

Ciberataques potenciados por IA são o novo risco para as organizações

LER MAIS

Registado aumento de ciberataques à cadeia de abastecimento
SECURITY

Registado aumento de ciberataques à cadeia de abastecimento

LER MAIS

FBI alerta para falsos trabalhos remotos
SECURITY

FBI alerta para falsos trabalhos remotos

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 108 JUNHO 2024

IT CHANNEL Nº 108 JUNHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.