2024-2-14

NEGÓCIOS

Análise

Commvault quer ajudar organizações a aumentarem ciber-resiliência

Num mundo em constante evolução, a empresa quer posicionar-se como uma ferramenta de segurança. Objetivos para 2024 passam por alargar rede de Parceiros em Portugal

Commvault quer ajudar organizações a aumentarem ciber-resiliência

Maite Ramos, Country Manager da Commvault para a Ibéria

A propósito do evento Commvault Shift, que passou por Lisboa, Maite Ramos, Country Manager da Commvault para a Ibéria desde junho de 2023, considera o mercado português estratégico, com a presença de contas muito importantes para a empresa de data protection and data management.

Em entrevista ao IT Channel, a Country Manager assume que Portugal tem uma das contas mais importantes na região e que 2023 foi, essencialmente, um ano de consolidação desta conta estratégica, culminando na “abertura de portas” para mais clientes.

Contribuir para a ciber-resiliência das empresas

A cibersegurança é o foco do trabalho desenvolvido pela Commvault junto dos seus clientes, com destaque para a criticidade do ransomware e dos ambientes híbridos. O grande investimento da empresa tem passado por “posicionar-se como uma ferramenta de segurança”, com o objetivo primordial de “ajudar as empresas a serem ciber-resilientes”, explica Maite Ramos, em conjunto com a inteligência artificial e a garantia da segurança dos dados.

Para isso, e considerando as ferramentas de backup como a “última linha de defesa”, foi necessário encarar os incidentes de cibersegurança de maneira diferente: “se um processo de desastre começa da esquerda para a direita e o fim é quando se tem de chegar à recuperação, estamos a posicionar-nos sobretudo na parte da segurança e da prevenção”, esclarece. Esta ação implica, por exemplo, a integração de ferramentas SIEM, SOAR, Palo Alto Networks, CiberArck e Splunk que irão ajudar a detetar ataques e a enviar informações para um SOC, para um SIEM ou para um SOAR de forma a gerar ação.

“Estamos a posicionar-nos como uma ferramenta adicional para tornar a empresa ciber- -resiliente”, reforça a Country Manager, que aponta para o investimento numa “clean room”, uma solução que fornece um ambiente protegido às empresas para que possam fazer uma análise ao backup, garantindo que está protegido e que não surgirão problemas em caso de necessidade de recuperação.

Outrora visto como uma commodity, Maite Ramos sublinha que o backup já não pode ser visto como tal. “As empresas estão a aperceber- se de que, no passado, qualquer coisa podia ser suficiente para fazer uma recuperação. Agora, voltando atrás, o backup deve ser limpo porque, muitas vezes, quando ocorre um ataque, é a primeira coisa a ser atacada”.

O paradigma da empresa passa por estar no início do ataque, e com o auxílio da tecnologia ThreatWise, que permite a identificação de acessos suspeitos e anomalias, “um passo à frente da necessidade de recuperação. Logicamente, há muitas tecnologias dentro do software Commvault que, nesta vertente, trazem a inteligência artificial”, acrescenta Luís Feitor, Advanced Specialist Engineer na Commvault em Portugal.

A oferta para os Parceiros e Programa de Canal

Maite Ramos considera que os Parceiros “sabem realmente o que funciona e o que não funciona”. Na perspetiva de Luís Feitor, os Parceiros têm em conta o custo reduzido das soluções Commvault, quando comparado com tecnologias de outros fabricantes.

“A ciber-resiliência é fundamental para um Parceiro e nós, logicamente, como fabricante, trabalhamos 100% pelo Canal; é uma mais- -valia também para esse Parceiro ver não só o investimento da Commvault, mas também o cliente que, com um feedback muito positivo, percebe que afinal a solução funciona”.

Para 2024, a política de Canal apresentada pela Commvault será semelhante: “estamos aqui para apoiar os Parceiros. A nossa intenção é continuar a apoiar os nossos Parceiros, continuar com a mesma política que temos. 100% Canal”.

Os objetivos para este ano para o mercado português passam, acima de tudo, pela expansão do número de Parceiros e clientes.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.