2018-6-28

SEGURANÇA

Cibercriminosos cada vez mais focados no ransomware móvel

De acordo com a Check Point, os cibercriminosos estão cada vez mais a apostar no ransomware dirigido a dispositivos móveis. Novas variantes deste malware apareceram, segmentadas para smartphones e tablets

Cibercriminosos cada vez mais focados no ransomware móvel

Os criadores do ransomware móvel estão a utilizar muitos recursos para conseguir infiltrar-se no Google Play e assim multiplicar o seu número de vítimas e as suas receitas, afirma o fornecedor de soluções de cibersegurança. Embora seja difícil eludir as proteções do Google, os investigadores da Check Point já detetaram uma variante chamada Charger que o conseguiu fazer. Podemos esperar, portanto, que no futuro próximo outras famílias de ransomware também o consigam.

Até ao momento, o ransomware móvel apenas cifra algumas partes do dispositivo e dos ficheiros nele armazenados, ou bloqueia o acesso do utilizador ao dispositivo sem encriptar nada. Isto deve-se ao facto de serem necessárias muitas permissões para aceder a determinadas partes do smartphone, o que exige um grande esforço por parte dos cibercriminosos.

No entanto, dado que este tipo de ameaça continua a evoluir, não é despropositado supor que no futuro próximo aparecerão variantes capazes de inutilizar todo o terminal, inclusive mesmo que se faça reset. Além disso, também poderão bloquear o cartão SD, que muitas vezes contém os dados mais valiosos.

Embora os Trojans bancários estejam a perder protagonismo no PC, os seus equivalentes no malware móvel estão em pleno auge, principalmente porque podem eludir facilmente mecanismos de proteção como a autenticação de dois fatores. É possível que estes ataques comecem a incluir o ransomware como parte da sua operação para evitar que o utilizador possa defender-se.

O Trojan GameOver Zeus utilizou uma estratégia similar: combinou ataques DDoS com fraude bancária, impedindo as vítimas de interromper o ataque. Por seu lado, o BankBot utilizou métodos de camuflagem típicos do ransomware para se infiltrar no Google Play.

O ransomware móvel evoluiu muito nos últimos meses, e a Check Point prevê que continue a crescer no seu alcance e que desenvolva novas e mais potentes funções para obter benefícios.

Os dispositivos móveis, e o malware desenhado para este tipo de dispositivos, deixaram já de ser uma novidade. Portanto, as empresas têm a obrigação de proteger os smartphones e tablets dos seus colaboradores do mesmo modo que defendem qualquer outra parte da sua rede.

Recomendado pelos leitores

Mercado de SASE cresce 31% em 2023
SEGURANÇA

Mercado de SASE cresce 31% em 2023

LER MAIS

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA
SEGURANÇA

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA

LER MAIS

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias
SEGURANÇA

Ciberameaças aumentam investimentos em cibersegurança das empresas europeias

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.