2023-2-20

SEGURANÇA

Advertorial

Administradores de Sistemas com acessos privilegiados como um Serviço?

A segurança das organizações tem muitas variáveis em jogo, sendo que é comum o foco estar em utilizadores “comuns” e em perímetros exteriores das organizações. Com isto se esquece um dos principais fatores de vulnerabilidade, e com impactos muito profundos na estabilidade tecnológica das empresas: o Administrador de Sistemas com acessos privilegiados a ambientes críticos

Administradores de Sistemas com acessos privilegiados como um Serviço?

É, por isso, fundamental garantir que também esse perfil na organização está defendido, muitas vezes de si próprio. Os Administradores de Sistemas são humanos, suscetíveis a falhas pessoais, a ações maliciosas de reengenharia social, entre outros pontos de falhas.

Por estes motivos, importa investir nesta defesa, usando plataformas de gestão de acessos privilegiados. Estas são plataformas que têm por âmbito garantir que as equipas têm acesso apenas às informações e recursos que precisam para realizar as suas tarefas. Ao mesmo tempo, são restringidos acessos a informações confidenciais e sensíveis dos sistemas críticos, nomeadamente proteção de segurança das redes e dos dados da empresa, prevenindo-se acessos não autorizados e violações de segurança, cumprindo requisitos regulatórios, como o GDPR, ISO 27001 e outros referenciais.

Estas plataformas, denominadas por PAM (Gestão de Acessos Privilegiados), trazem ainda por benefício a saída de passwords críticas por entradas e saídas de recursos humanos nas empresas.

De forma resumida, uma solução PAM dispõe das seguintes funcionalidades:

  • Controlo e monitorização de acesso a sistemas e dados críticos, garantindo que apenas os utilizadores autorizados possam aceder aos recursos;
  • Implementação de autenticações fortes, como autenticação de duplo fator ou uso de certificados digitais, tornando mais difícil realizar acessos não autorizados;
  • Monitorização e registo das atividades dos utilizadores, incluindo as operações realizadas com acessos privilegiados. Tal permitirá a deteção e investigação facilitadas de atividades suspeitas;
  • Auditar todas as tentativas de acesso a recursos críticos, identificando potenciais problemas antes de interrupções de negócio;
  • Proteção contra ransomware, pela gestão e controlo dos privilégios de acesso a recursos críticos de forma segura;
  • Melhoria no controlo de avaliação e gestão de riscos associados a privilégios de acesso;
  • Conformidade regulamentar, como o GDPR, a ISO 27001 e outros referenciais, ajudando a mitigar os riscos de violações de segurança e possíveis multas relacionadas por não conformidade;
  • Configuração de alertas e notificações para eventos específicos, permitindo ações proativas de antecipação a riscos de ataques;
  • Automatizar a gestão de contas de sistemas, nomeadamente a criação, mudança, desativação e validação de contas, tornando a gestão de contas mais eficiente e segura.

No âmbito da estratégia global de garantir que as suas infraestruturas estão mais robustas e minimizando impactos dos incidentes naturais de segurança, a IP Telecom tem por política disponibilizar, aos seus clientes e parceiros, plataformas e tecnologias que utiliza para si. É aqui que falamos da solução IPT Cloud PAM as a Service, que permite uma total gestão, pelos clientes e parceiros, na gestão de acessos privilegiados às suas infraestruturas críticas, tornando os seus processos de gestão e formação técnica mais eficientes e eficazes, através do modelo de subscrição, minimizando custos de investimento tipicamente desafiantes para as típicas empresas do mercado nacional.

A IPT Cloud cria soluções capazes de crescer com o negócio das empresas. Esta solução IPT Cloud PAM as a Service enquadra-se no foco da gestão integral e segura, por parte do Administradores de Sistemas, e na garantia de serviços robustos de suporte ao negócio das organizações.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela IP Telecom

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