2018-11-16

REDES

Advertorial

Segurança dos colaboradores Como podem a IoT e a IA ajudar?

Internet of Things (IoT) e inteligência artificial (IA) podem ter um papel importante na prevenção de acidentes de trabalho e respetiva proteção dos colaboradores, que continua a ser um desafio em muitas indústrias

Segurança dos colaboradores Como podem a IoT e a IA ajudar?

A gestão do risco associada ao desempenho de determinadas profissões continua a ser um ponto crítico em muitos setores de atividade.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 2.78 milhões de pessoas em todo o mundo perdem a vida anualmente devido a doenças ou acidentes relacionados com o trabalho, existindo 178 acidentes de trabalho a cada 15 segundos. Os números, além de trágicos do ponto de vista humano, também representam um preço a pagar do lado das empresas, devido aos custos relacionados com o pagamento de tratamentos e medicação.

Não é possível olhar para a segurança dos trabalhadores sem antes considerar os motivos dos acidentes: erro humano, negligência em relação aos procedimentos de segurança, uso inapropriado de equipamento, falta de preparação/formação, condições externas, entre outros fatores. Erros que as ferramentas tecnológicas hoje ao dispor podem ajudar a contornar.

 

Monitorizar para prevenir

Quando temos sensores que a todo o momento recolhem informação sobre o mundo físico, e que comunicam entre si, conseguimos compreender melhor o ambiente que nos rodeia. Esta monitorização aplica-se tanto a equipamentos como a pessoas, o que significa que é possível obter maior controlo sobre determinadas situações e prever potenciais riscos.

Dados de IoT recolhidos a partir de wearables (como capacetes, por exemplo) podem ser combinados com dados recolhidos por sensores para monitorizar o bem-estar do trabalhador e as condições do ambiente que o rodeia. Outros dados, como temperatura corporal e ritmo cardíaco, são igualmente importantes do ponto de vista da prevenção.

A combinação entre estes dados de IoT recolhidos em tempo real e software de analítica avançada abre portas a insights valiosos que permitem atuar antes de qualquer problema.

 

IBM IoT Worker Insights

Esta solução coloca a conformidade no centro da segurança, facilitando a identificação e a eliminação de riscos no local de trabalho. A IBM IoT Worker Insights combina dados de IoT obtidos a partir de wearables, sensores ambientais e dados de outra natureza com analítica avançada.

Deste modo é possível obter insights em tempo real, contextualizando tempo e local, análises de tendências e previsões e informações sobre o trabalhador. Esta poderosa solução ajuda os trabalhadores a Pensar, a Informar e a Agir. Também permite que as chefias utilizem informações preditivas para resolver problemas antes de estes se manifestarem.

 

Principais benefícios da IBM IoT Worker Insights:

 

Mais insights e rapidez

A IBM IoT Worker Insights conecta, ingere, agrega e analisa dados a partir de uma ampla variedade de fontes, incluindo sensores, wearables, sistemas legacy, informações meteorológicas, entre outras.

 

Proteção preditiva e em condições extremas

As suas capacidades de aprendizagem permitem que melhore constantemente as guidelines de segurança e o cumprimento regulatório.

Em condições de trabalho extremas, a solução ajuda a recolher, integrar e analisar dados de colaboradores tendo em conta fontes externas para melhor gerir a segurança, a saúde e o bem-estar. Em caso de emergência, o software ajuda a acionar uma resposta imediata.

 

Minimizar o risco

O IBM IoT Worker Insights encoraja um ambiente mais seguro, ajudando a reconhecer e a eliminar riscos no local de trabalho. O software ajuda a monitorizar no sentido de que os colaboradores utilizem equipamento de segurança adequado. Ao identificar cada colaborador pelo nome e o contexto do seu trabalho e comportamento, permite que as organizações melhorem o seu relacionamento de confiança com os trabalhadores e o tipo de seguros que se contratam.

 

Capacidades cognitivas

A solução está integrada na plataforma IBM Watson IoT, permitindo beneficiar de recursos de processamento de linguagem natural, machine learning e analítica de imagem e texto, para melhor gerir a segurança end-to-end dos colaboradores.

 

Recolha de dados de wearables

O software ajuda a prevenir acidentes através dos dados recolhidos em tempo real de sensores de wearables. Estes sensores podem ajudar a prevenir acidentes ao monitorizar a fadiga dos colaboradores e ao sugerir períodos de descanso.

Os sensores emitem alertas sempre que um colaborador está em proximidade com um equipamento em movimento, alertando quer o funcionário quer o seu supervisor através de áudio e de notificações por vibração. Além do mais, a solução gera mapas térmicos que mostram as áreas de maior risco.

 

 

Conteúdo co-produzido por MediaNext para a Arrow ECS Portugal

 

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.