2016-3-28

REDES

Portugal lidera adoção mundial de banda larga

A Akamai revela no seu mais recente relatório, relativo ao quarto trimestre de 2015, que a velocidade média da Internet aumentou 23 por cento face a 2014. Portugal surge destacado: mundialmente, foi o país que registou um maior aumento na adoção de velocidades de 25Mbps

Portugal lidera adoção mundial de banda larga

Utilizando a informação recolhida pela sua plataforma inteligente, Akamai Intelligent Platform, a empresa oferece uma visão global sobre a Internet - velocidade de conexão, adoção da banda larga, o esgotamento da IPv4 e a implementação da IPv6.

A Akamai revela que a velocidade média de conexão aumentou apenas 8,6 por cento face ao trimestre anterior, mundialmente, chegando aos 5,6 Mbps, refletindo assim um aumento anual de 23 por cento. Mundialmente, o país que mais cresceu a nível de velocidade média foi a Coreia do Sul, com 26,7 Mbps, seguido da Suécia (19,1 Mbps) e pela Noruega (18,8 Mbps). Os países que se seguem são os Países Baixos (17,0 Mbps), Suíça (16,7 Mbps), Finlândia (16,6 Mbps) e a Dinamarca (16,1 Mbps).

Este estudo revela também que a Europa teve um desempenho positivo em relação  às alterações anuais das velocidades médias de conectividade. O avanço dos países europeus em direção à adoção dos 25 Mbps continua a progredir, colocando a região cada vez mais próxima de uma maior conectividade em banda larga.

Segundo o relatório, em todo o mundo, 7,1 por cento dos IPs únicos conectaram-se à Akamai a velocidades médias de 25 Mbps, no mínimo, o que pressupõe um aumento de 37 por cento em comparação com o trimestre anterior.

Anualmente, a adoção mundial de 25Mbps aumentou 74 por cento face a uma redução anual de 15 por cento verificada no Q3 de 2015.

Portugal liderou esta tendência, com um aumento anual de 441 por cento na adoção de 25 Mbps ( agora 9 por cento do total de utilizadores).
Seguem-se a Dinamarca (até 188 por cento) e a Noruega (até 165 por cento).

A Akamai destaca o Reino Unido como o país que oferece a velocidade média de conectividade móvel mais rápida do mundo, com 26,8 Mbps, seguindo-se Espanha, com 14,0 Mbps.

No trimestre analisado, mais sete países europeus mantiveram uma velocidade média de conectividade superior à marca de 10 Mbps, nomeadamente a Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Eslovaquia e Suécia.

O país que apresentou as alterações mais reduzidas foi a Irlanda, com um crescimento de 0,7 por cento.

 

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Colt reforça investimento e expande serviço IP Transit
REDES

Colt reforça investimento e expande serviço IP Transit

LER MAIS

Mercado de telecomunicações deverá registar abrandamento
REDES

Mercado de telecomunicações deverá registar abrandamento

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.