2021-3-12

REDES

Case Study

Novo Banco renova rede WAN

O Novo Banco elegeu a plataforma Cisco SD-WAN para adicionar capacidades de tratamento e segregação das várias tipologias de tráfego

Novo Banco renova rede WAN

O ecossistema de inovação e postura de liderança do Novo Banco levaram a encarar a renovação da sua infraestrutura WAN como uma oportunidade para tirar partido do novo paradigma digital. Ainda numa fase de early-adoption da tecnologia SD-WAN no mercado português, o banco decidiu analisar esta arquitetura para a sua infraestrutura de balcões, de extrema importância por se tratar de um dos principais pontos de interface com os seus clientes.

O Novo Banco queria efetuar uma renovação da sua rede WAN, passando por incorporar uma solução mais resiliente, segura, rápida e escalável, que paralelamente proporcionasse à instituição bancária a redução da complexidade na gestão diária, melhoria da monitorização e alarmística e garantia de uma autenticação expansível ao universo do Grupo. Para dar resposta a estas necessidades, a Warpcom aplicou uma metodologia baseada em três etapas: workshops técnicos para aferir as necessidades existentes e resultados esperados, apresentação da abordagem SD-WAN como melhor resposta aos desafios do Novo Banco e identificação das principais características diferenciadoras entre os vários fabricantes.

A solução

Era necessária uma tecnologia WAN flexível, ágil e escalável, que incorporasse o estado da arte a nível de segurança, trouxesse benefícios operacionais e integrasse com o mundo cloud.

Era não só essencial tornar o banco agnóstico ao tipo de conectividade dos balcões (MPLS, Internet, 3G/LTE/4G ou 5G), mas também tirar partido das mesmas simultaneamente, com possibilidade de selecionar automaticamente a todo e qualquer momento a ligação que melhor acomodaria cada aplicação e respetivos requisitos.

Foi criada uma plataforma funcional de raíz na infraestrutura de comunicações WAN, que adicionou capacidades inexistentes anteriormente no tratamento e segregação das várias tipologias de tráfego, e permitiu adicionar serviços de valor acrescentado com maior facilidade operacional e de exploração.

Depois de uma extensa análise de várias soluções, a Cisco SD-WAN foi a eleita pelo Novo Banco.

“A Cisco é o nosso maior Parceiro tecnológico e tem uma das melhores soluções do mercado a nível de SD-WAN. Adicionalmente, conta com a maior e melhor equipa técnica/comercial na área de networking, em território nacional, o que se traduz numa maior confiança na marca. O ponto chave na nossa ótica foi a capacidade técnica da Warpcom para entregar esta tecnologia com rigor, qualidade e detalhe sem precedentes no nosso mercado. A qualidade dos serviços profissionais é um dos focos da nossa organização, pelo que procuramos ter os melhores recursos, altamente especializados nas soluções que endereçam”, afirma Bruno Galhoufa, BU Manager de Networking & Infrastructure da Warpcom.

Os resultados

Na visão de Paulo Henriques, Diretor do Novo Banco, esta plataforma ofereceu a possibilidade de endereçar diretamente numa agência a saída de tráfego para a Internet, de forma controlada e segura, usando os mesmos circuitos que asseguram o backup, introduzindo modelos mais eficazes e económicos no acesso a serviços na cloud.

Em relação aos benefícios imediatos que esta mudança trouxe, sobressaem as facilidades derivadas de uma gestão centralizada do parque de equipamentos e das suas configurações, o que permite reduzir os erros associados ao trabalho manual e/ou de inconsistência que impactam severamente a segurança e a operacionalidade. A médio prazo, para além das “camadas de serviços” que poderão ser acrescentadas ao tratamento do tráfego nas agências, o Novo Banco abordará em maior escala a possibilidade de utilização de meios de comunicações diversificados e com custos mais reduzidos, diminuindo assim ainda mais o TCO da solução.

“A Warpcom foi a chave para o sucesso e implementação expedita deste projeto. Como principal Parceiro tecnológico evangelizador para esta nova realidade Software Defined, a Warpcom conta com conhecimento, experiência e os mais elevados padrões de execução. A relação estreita que mantêm com o fabricante tornou barreiras em aprendizagem e desafios do cliente em oportunidades”, conclui André Rodrigues, CTO da Cisco Portugal.

Recomendado pelos leitores

Adoção de Wi-Fi 7 está a acelerar
REDES

Adoção de Wi-Fi 7 está a acelerar

LER MAIS

Colt leva serviços IP Transit a Lisboa
REDES

Colt leva serviços IP Transit a Lisboa

LER MAIS

Mercado de redes quânticas deve crescer até aos 5,38 mil milhões de dólares até 2029
REDES

Mercado de redes quânticas deve crescer até aos 5,38 mil milhões de dólares até 2029

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 111 OUTUBRO 2024

IT CHANNEL Nº 111 OUTUBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.