2014-4-10

REDES

Extreme Networks

Nova arquitectura SDN orientada à “experiência do utilizador”

Esta nova arquitectura permite implementar soluções de rede mais rápidas, inteligentes e fáceis de gerir, e que cobrem todas as necessidades e cenários da empresa, do centro de dados ao extremo móvel. E, ao contrário de outras propostas do mercado, a solução da Extreme permite a orquestação e o aprovisionamento de serviços não só no plano de dados como também mais acima, ao nível da aplicação.

Nova arquitectura SDN orientada à “experiência do utilizador”

A Extreme Networks, líder em soluções de rede de alto rendimento, anuncia o lançamento de uma nova arquitectura definida por software (SDN) que permite implementar soluções de rede mais rápidas, inteligentes e fáceis de gerir, e que cobrem todas as necessidades e cenários da empresa, do centro de dados ao extremo móvel. Esta nova arquitectura tem por objectivo satisfazer as necessidades de conectividade dos utilizadores, numa abordagem que já é denominada como a “Era da Experiência do Utilizador”.

Este lançamento inclui novos elementos de software, como uma nova plataforma de gestão centralizada e integrada com a aplicação de informações analíticas de rede e software SDN, e também novos elementos de hardware, como pontos de acesso wireless de nova geração, com suporte 802.11ac e módulos para switches de chassis de alto rendimento 100Gb para data centers.

Novos produtos e características

Em concreto, os novos produtos e soluções que compõem a arquitectura SDN são os seguintes:

• SDN 2.0. Arquitectura SDN aberta e baseada em standards, que combina aprovisionamento e orquestração automatizada de serviços de rede e aplicações, graças à integração aberta de serviços tanto “southbound” como “northbound”, ou seja, até aos planos de dados e de aplicações da arquitectura de rede. Esta arquitectura inclui padrões predefinidos para facilitar a integração com novos produtos SDN de outros fabricantes.

• NetSight 6.0. Nova versão da plataforma de gestão de rede da Extreme. Esta nova versão inclui uma ferramenta com uma base de dados integrada que proporciona aprovisionamento automatizado de serviços de rede, assim como a rápida identificação e resolução de incidentes na rede.

• Purview. Esta solução de informação analítica de rede, lançada recentemente, faz parte da plataforma SDN. Permite realizar recolha de dados analíticos sobre aplicações (nível 7 modelo OSI) utilizando informação de rede, o que permite tomar decisões de negócio baseadas nessa inteligência.

Adicionalmente, são lançados produtos que completam o portfólio da Extreme em redes wireless e em switches para cenários de alto rendimento:

• Módulos BlackDiamond X8 100GbE. Módulos de 100Gb para switches modulares que oferecem um rendimento de 20Tbs em cada módulo de 4 portas, o que reduz o TCO dos equipamentos. Suportam uma distância de 100 metros a 10 Km utilizando transceptores ópticos SR10 e LR4 CFP2. Podem suportar até 40 km no futuro, quando a tecnologia óptica ER4 estiver disponível.

• Pontos de Acesso IdentiFi 3800 series. Suportam o novo standard 802.11ac, pelo que proporcionam uma capacidade de transmissão de 1.75Gbps. Dispõem também de funcionalidades avançadas, como configuração automatizada e optimização de radiofrequência, o que os torna especialmente adequados para ambientes de alta densidade de dispositivos Wi-Fi.

Hoje em dia, com um mundo de tecnologias móveis e redes sociais a mudar rapidamente, o que importa é a experiência do utilizador de tecnologia ao usar os seus dispositivos. Os utilizadores formam uma impressão duradora da sua experiência de uso com base nas suas expectativas sobre o funcionamento das aplicações. Exigem que simplesmente funcionem, e que lhes permitam ligar-se à rede, comunicar e partilhar informação, de forma rápida e fiável. A Extreme Networks desenvolveu a sua nova plataforma SDN tendo em conta estas exigências, para que as organizações possam satisfazer as necessidades e expectativas dos seus utilizadores.

Como afirma Bob Laliberte, Analista Sénior do Enterprise Strategy Group, “A rede é um elemento crítico das TI que permite que as empresas sejam cada vez mais móveis e sociais. Por isso, o departamento de TI deve esforçar-se no sentido de garantir uma experiência óptima e permanente ao utilizador. Com esta nova arquitectura, a Extreme Networks deu um grande passo em frente no sentido de ajudar as organizações a conseguir este objectivo, combinando visibilidade de rede, informações analíticas, gestão de políticas, sobre uma infra-estrutura de alto rendimento, tanto de cabo como wireless. Estas soluções de rede foram concebidas para proporcionar a inteligência, rendimento e simplicidade operativa exigidos para lidar com estes cenários de negócio tão exigentes”

Por seu turno, Chris Crowell, COO da Extreme Networks, afirma: “A Extreme Networks desenvolve redes que oferecem excelência na “Era da Experiência do Utilizador”. Conseguimos isto combinando um hardware de alto rendimento com uma arquitectura SDN que opera como uma solução totalmente unificada. Os nossos clientes podem conseguir uma experiência de uso consistente e positiva, graças à nossa solução de rede, inteligente, rápida e simples de gerir”.

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.