2015-4-21

REDES

NEC quer promover utilização de SDN com software aberto

A NEC anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de software open source capaz de configurar redes WAN através da integração e da gestão de múltiplos e diferentes tipos de redes, incluindo redes óticas e sem fios, com o objetivo de permitir que os fornecedores de serviços e os operadores de telecomunicações utilizem Software-Defined Networking (SDN).

NEC quer promover utilização de SDN com software aberto

Esta tecnologia gere redes óticas, sem fios e outros tipos de redes, estabelecendo definições standard.

Esta tecnologia recém-desenvolvida utiliza expressões standard para definir informações sobre a configuração da rede, incluindo os meios de ligação entre equipamentos de rede e os caminhos de comunicação entre os diferentes tipos de redes. Desta forma, as redes podem ser combinadas usando operações standard. Por sua vez, os fornecedores de serviços poderão configurar facilmente as suas próprias redes individuais, de forma integrada com as diversas redes fornecidas pelos operadores de telecomunicações. Ao mesmo tempo, os operadores de telecomunicações poderão oferecer redes virtuais combinando diversas tecnologias, como por exemplo ótica, de pacotes e sem fios.

Com o aparecimento de novos serviços de telecomunicações e o desenvolvimento de serviços assentes em infraestruturas de rede social, há uma necessidade crescente de garantir mecanismos seguros, fiáveis e estáveis para operar e gerir as redes.

Uma vez que as redes WAN que sustentam estes tipos de serviços são constituídas por vários e diferentes tipos de redes, incluindo redes óticas e redes sem fios, tornou-se imperativo conseguir operar estas redes de uma forma flexível e conseguir geri-las de uma forma eficiente, de modo a dar resposta às configurações e alterações de rede que são necessárias quando são lançados novos serviços de comunicações.

Esta tecnologia gere redes óticas, sem fios e outros tipos de redes, estabelecendo definições standard – que incluem informações essenciais sobre a configuração de equipamentos partilhados e sobre o estado das comunicações – e armazenando-as numa base de dados. Restringindo a três – agregação, ligação e segmentação – as operações necessárias à configuração básica da rede, é possível criar redes virtuais que incorporem vários e diferentes tipos de redes, através de uma combinação destas operações.
Através da aplicação da tecnologia de software que a NEC está a desenvolver, será possível integrar o meio de ligação entre equipamentos (informações de topologia) e os caminhos na rede (informação de caminho), confirmando ligações entre as redes.

"No futuro, prevemos que o software de controlo SDN baseado nesta tecnologia permitirá aos fornecedores de serviços configurarem facilmente as suas próprias redes a partir da Internet," comentou Akio Yamada, General Manager de Knowledge Discovery Research Laboratories, NEC Corporation. "Entretanto, as empresas de telecomunicações serão capazes de disponibilizar redes virtuais e de combinar de uma forma flexível os dispositivos de rede que endereçam as necessidades dos fornecedores de serviços, mantendo baixos custos de configuração."

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.