2023-1-03

REDES

Mercado de ethernet cresce apesar da crise

A economia global está sem dúvida a experienciar dificuldades em muitas áreas – mas o mercado de switchers e routers de ethernet não é uma delas.

Mercado de ethernet cresce apesar da crise

A economia global está sem dúvida a experienciar dificuldades em muitas áreas – mas o mercado de switchers e routers de ethernet não é uma delas. O IT é tão integral a tudo o que fazemos, e a ethernet tão central ao mesmo, que estes mercados, na sua totalidade, estão de excelente saúde apesar das tribulações económicas que se fizeram sentir este ano.

Isto deve-se em grande parte aos rollouts de switchers 200 Gb/sec e 400 Gb/sec, necessários para dar resposta às crescentes necessidades de computação e armazenamento de um grande número de aplicações.

Segundo a IDC, np terceiro trimester de 2022, foram vendidos 10 mil milhões de dólares em switches nas áreas de data center e campus, um aumento de 23.9% ano-a-ano. Um número estimado de 222.7 milhões de portas de ethernet foram vendidas neste período, um crescimento de 7.4% – equivalente a 2,972 exabits por segundo em largura de banda agregada de switching, uma subidade de 68.3% em comparação com o período homólogo.

Foi um trimestre bastante bom para os principais fabricantes no mercado, principalmente a Cisco Systems. A Juniper Networks, um dos seus maiores rivais, saiu do top 4 de vendedores de switches de ethernet, e a HPE apenas cresceu 2.5% ano-a-ano, com 481 milhões de dólares em receirtas. Por outro lado, a Huawei Technology ultrapassou os mil e cem milhões em vendas (um crescimento de 28.6%) e a Arista Networks faturou 972 milhões (um crescimento de 66%). Outros fabricantes fora do top 4 faturaram um total de 3.07 mil milhões, um crescimento de 23.1%.

 

Também interessantes são os dados que a IDC partilhou nos últimos trimestres, indicando uma divergência nas receitas e número de portas vendidas nos segmentos data center e não data center (campus, escritório e edge) do mercado de ethernet. O mercado de data center consumiu 26.7 million milhões de portas, um crescimento de 14.7%, e gerou 4.36 mil milhões em receitas, um crescimento de 21.7%. O restante mercado viu um consumo de 196 milhões de portas (mais 25.3%) com 5.66 mil milhões em receitas (mais 25.6%).

Tanto quanto sabemos, o lado dos data centres representa a maioria dos switches que operam a velocidades de 40 Gb/s ou mais, e cerca de um terço dos que operam a velocidades de 10 Gb/s, e parece haver um ciclo de upgrade a acontecer em alguns data centres no escalão dos 10 Gb/s, possivelmente nos pequenos e médios negócios.

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.