2019-7-24

REDES & TELECOM

Innovating for a smarter and safer world

Esta é a visão da Axis Communications desde o início e temos que regressar a 1996, altura do lançamento da primeira câmara IP do mercado, para perceber o motivo pelo qual uma visão com mais de 20 anos continua a ser tão atual e relevante

Esta visão tem permitido que a Axis se mantenha como líder num mercado tão competitivo, como é o mercado da videovigilância, com soluções inovadoras e distintas que permitem aos nossos Parceiros e Clientes criar soluções únicas no mercado. 

Com a tendência de crescimento populacional nas zonas urbanas, é cada vez mais importante uma melhor gestão de recursos e dos meios disponíveis para satisfazer as necessidades. O conceito de smart cities é uma realidade cada vez mais presente e a Axis tem vindo a preparar as suas soluções de forma a satisfazer as necessidades de uma cidade verdadeiramente inteligente. 

Para a Axis, uma smart city é obrigatoriamente uma cidade com preocupações a nível da segurança para as pessoas que nela vivem ou que a visitam. Oferecer segurança aos seus habitantes é um dos principais objetivos das soluções Axis, mas, sendo um fabricante de soluções IoT, esta é apenas uma das vertentes que podemos oferecer com o nosso portfólio. 

Os grandes meios urbanos lidam com um enorme fluxo de pessoas e veículos que entram e saem da cidade todos os dias através dos principais acessos das cidades. Os recursos são limitados, pelo que é fundamental saber como otimizar esses recursos. 

Através da Citilog, empresa do grupo Axis, é possível fazer uma gestão inteligente do tráfego, obter informação sobre tráfego e deteção automática de incidentes. Conseguimos identificar as áreas e os períodos de maior densidade de tráfego e perceber quais os percursos mais utilizados de forma a atuar e a ajudar na melhoria desses trajetos. 

Para ajudar a escoar o trânsito e evitar o bloqueio de cruzamentos, a gestão semafórica é um fator fundamental e, juntando a análise de tráfego e a gestão automática de incidentes, é possível gerir de forma inteligente os semáforos de uma cidade. 

Outro dos desafios frequentemente encontrados numa cidade é a permanência de viaturas em locais não autorizados, como estacionamento em segunda fila, vias de emergência e/ou zonas de carga e descarga. A analítica Axis permite identificar, avaliar e atuar nestas situações de forma a auxiliar as forças de autoridade a intervir sempre que necessário. 

Na mobilidade, é importante chegar aos locais de uma forma simples e rápida, no entanto, estacionar pode ser tão demorado como chegar a um local e rapidamente transformar-se num autêntico pesadelo. As câmaras, aliadas à analítica de vídeo e à contagem de viaturas, permitem uma gestão eficiente do estacionamento ou de áreas, permitindo canalizar as viaturas para os locais mais adequados e evitar congestionamentos desnecessários. A gestão automática de lugares de estacionamento, bem como evitar que caminhos de passagem ou zonas de emergência estejam ocupados indevidamente, são uma constante preocupação. 

As soluções Axis permitem automatizar tanto a análise de lugares disponíveis como de estacionamentos indevido. As soluções Axis podem, para além das funcionalidades tradicionais, detetar o nível de precipitação e com isto antecipar congestionamentos de tráfego nos principais acessos da cidade, gerir meios de rega ou simplesmente aferir a qualidade do ar. 

Detetar e classificar objetos pode ser crucial nas mais diversas situações e a Axis possui no seu portfólio soluções de radar que permitem uma classificação com alto nível de fiabilidade onde é, por exemplo, possível identificar viaturas que tendem a circular em zonas proibidas. 

Detetar comportamentos ou situações é fundamental. No entanto, por vezes é necessário alertar ou informar os habitantes e turistas de uma cidade para as mais diversas situações. As soluções de helpoints e áudio IP permitem uma comunicação bidirecional com um centro de comando e controlo utilizando a infraestrutura de comunicações IP. 

Através de soluções próprias, ou trabalhando com diversos Parceiros tecnológicos, a Axis possui um leque de soluções bastante abrangente numa área onde as necessidades podem ser as mais variadas. Trabalhar sobre protocolos standard é chave para estas integrações. 

Com um Canal de distribuição bem definido, é possível para qualquer Parceiro ou cliente encontrar facilmente soluções adequadas a estas ou outras necessidades. Caso exista alguma dúvida, podem contactar-nos diretamente ou através da nossa rede de Parceiros disponível para a região Ibérica. 

 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext para a Axis.

Recomendado pelos leitores

Huawei vai abrir Regional Support Center em Portugal
REDES & TELECOM

Huawei vai abrir Regional Support Center em Portugal

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.