2015-3-12

REDES

IBM e Semtech lançam tecnologia de networking para a Internet das Coisas

A IBM Research e a Semtech acabam de lançar uma nova tecnologia baseada em redes WAN com um baixo consumo de energia (LPWAN), que pretende proporcionar vantagens no que se refere à comunicação machine to machine (M2M) a partir da rede móvel e Wi-Fi, e ajudar as Telco a lançar novos serviços para a Internet das Coisas.

IBM e Semtech lançam tecnologia de networking para a Internet das Coisas

Os sensores LoRaWAN conseguem comunicar a distâncias acima dos 100 km em ambientes onde não existem obstruções de sinal, 15 km em ambientes rurais e a mais de 2 km em ambientes urbanos densos, com taxas de dados desde 300 bits/s até 100 kbit/s.

Esta nova tecnologia da IBM, denominada LoRaWAN (Long Range wide-area networks) baseia-se numa nova especificação e protocolo para redes WAN com um baixo consumo de energia (LPWAN), que consegue ultrapassar o espectro wireless. A tecnologia pode conectar sensores que se encontram a longas distâncias, com um tempo de vida da bateria mais alargado e requerendo o mínimo de infraestrutura, segundo a IBM.

“A Internet das Coisas já está a mudar o nosso mundo. Seja porque permite um controlo maior sobre o tráfego nas nossas estradas, mais eficiência energética em edifícios ou a redução da criminalidade nas ruas da nossa cidade”, sublinhou Thorsten Kramp, Master Inventor, IBM Research. “Os avanços tecnológicos, como o que estamos a anunciar, vão ajudar significativamente a avançar com esta visão da Internet das Coisas, alargando o alcance, a escala e a longevidade dos sensores que compõem este mundo inteligente”.

LoRa Alliance
Como suporte à tecnologia LPWAN, a IBM, a Semtech e outras empresas criaram a LoRa Alliance, uma nova associação que procurará apoiar, desenvolver e padronizar a tecnologia LoRaWAN.

A LoRa Alliance visa combinar hardware e software baseados nos standards LoRaWAN para operadores de telecomunicações e operadores de rede, permitindo-lhes fornecer serviços na área da IoT para empresas e consumidores.

Os sensores LoRaWAN conseguem comunicar a distâncias acima dos 100 km em ambientes onde não existem obstruções de sinal, 15 km em ambientes rurais e a mais de 2 km em ambientes urbanos densos, com taxas de dados desde 300 bits/s até 100 kbit/s. Neste sentido, é a tecnologia indicada para o envio de pequenas quantidades de dados, como coordenadas de GPS e leituras meteorológicas onde a banda larga não consegue alcançar. Estes sensores precisam de pouca energia para funcionar, já que uma única bateria AA pode fornecer energia durante 10 anos, e o standard AES de 128bits impede que a comunicação seja adulterada ou alvo de espionagem.

Quando combinados com o software IBM Long Range Signaling and Control (LRSC) e com o serviço IBM Internet of Things Foundation, baseado na cloud, os sensores LoRaWAN permitem o desenvolvimento de serviços M2M/IoT em maior escala e de um modo mais fácil. O LRSC é a camada de middleware que permite aos utilizadores conectar e gerir milhões de dispositivos.

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.