2015-1-02

REDES

Wearables

Garmin promove equipamentos wearable

A Garmin International Inc. líder mundial em navegação por satélite, acompanha de perto a evolução do mercado de equipamentos wearable com uma linha de produtos de fitness que promove um estilo de vida mais saudável e ativo, procurando permanentemente as mais recentes tecnologias e aplicações que podem ser integradas nas atuais e futuras linhas de produtos

Garmin promove equipamentos wearable

Com o Connect IQ, as equipas de desenvolvimento vão poder desenvolver projetos para alguns equipamentos wearables no futuro

A entrada dos dispositivos wearable no mercado foi lenta, mas o ritmo de crescimento já ultrapassou as estimativas dos principais analistas e empresas de consultoria. Este ano serão vendidos cerca de 22 milhões de dispositivos wearable, mais do dobro do valor alcançado o ano passado, que se fixou nos 9,7 milhões, sendo que a CCS Insight antecipa que estes gadgets chegarão aos 135 milhões em 2018.

Os dispositivos de pulso, como relógios inteligentes e pulseiras, são os aparelhos que mais rapidamente conquistam as atenções dos utilizadores. A empresa de estudos de mercado antecipa ainda que serão vendidos cerca de 68 milhões de relógios e 50 milhões de pulseiras inteligentes em 2018.

A área do fitness é aquela que mais tem crescido neste mercado. A tecnologia, combinada com aplicações úteis e funcionais, oferecem aos amantes do desporto os melhores e mais importantes indicadores para otimização e monitorização de treinos, e a todos os outros que pretendem iniciar uma atividade física, mecanismos que promovem um estilo de vida mais saudável. No entanto, existem outros sectores que estão a reforçar a sua aposta neste tipo de equipamentos, como o infoentretenimento, as comunicações e a saúde. Neste último caso, o foco está nos dispositivos de monitorização de pacientes com doenças crónicas e nos idosos.

A Garmin integra no seu portefólio duas ofertas especificamente orientadas para os clientes que pretendem recuperar a forma física, intensificar os seus treinos e desempenho ou simplesmente melhorar o estilo de vida: as pulseiras inteligentes de fitness VÍVOFIT® e VíVOSMARTTM

A Garmin VÍVOFIT® é a única pulseira que oferece objetivos diários personalizados para fazer um acompanhamento do dia-a-dia de cada utilizador. Memoriza o nível de atividade atual para, depois, definir uma meta diária que seja atingível e fornece a contagem a montante das metas. Desta forma, e à medida que se vão cumprindo as metas, a VÍVOFIT® ajusta os objetivos dos dias seguintes, acompanhando devidamente o utilizador no trilho que o leva a uma vida mais saudável.

Seja para ver as horas, o número de caloiras queimadas ou a distância percorrida, todos os valores podem ser consultados no ecrã LCD com apenas um toque de botão. À noite, no modo de descanso, a pulseira monitoriza o sono de forma a contabilizar as horas de sono efetivo e de consequente descanso. A Garmin VÍVOFIT® foi desenvolvida para funcionar juntamente com outros acessórios, como o monitor de frequência cardíaca (opcional), ou outros equipamentos Garmin (Edge ou Forerunner) poderão usar a Garmin VÍVOFIT® para controlar a sua atividade e tempo de recuperação entre os treinos.

Os dados podem ser descarregados para o PC e armazenados no sistema para posterior análise na rede social Garmin Connect. A bateria da Garmin VÍVOFIT® foi otimizada para facultar até um ano de autonomia sem que seja necessário recarregá-la ou substituí-la. Além disso, é resistente a água (até 50 metros), pelo que pode levá-la consigo para a piscina ou para a praia.

A VíVOSMARTTM é mais do que apenas um dispositivo de monitorização de atividade física. Esta pulseira não só monitoriza a atividade física do utilizador durante todo o dia, como também envia uma série de notificações referentes a mensagens e chamadas recebidas no smartphone.

Muito funcional e extremamente versátil, este equipamento foi especificamente criado para acompanhar os utilizadores durante as 24 horas do dia, e os 7 dias da semana, mantendo-os permanentemente ligados.

Para não ter que andar sempre a retirar o seu smartphone do bolso ou carteira, este dispositivo da Garmin emite uma notificação sempre que o utilizador receber uma mensagem de texto, um email ou uma chamada telefónica. O ecrã do dispositivo vibra de uma forma suave e mostra automaticamente toda a informação.

Em termos de fitness, basta consultar o ecrã para ficar a saber quantos passos deu, a distância percorrida, as calorias queimadas e as horas, entre outros dados. O acesso a toda esta informação é extremamente simples. Basta deslizar o dedo pelo ecrã OLED invisível.

Para além disto, a pulseira VíVOSMARTTM da Garmin propõe ao utilizador uma série de metas e de desafios personalizados que promove o progresso diário. O equipamento memoriza o nível atual de atividade e atribui, de seguida, uma nova meta diária viável. As novas metas surgem sempre que os desafios anteriormente propostos forem ultrapassados, estratégia que conduz os utilizadores a caminharem gradualmente em direção a uma vida mais saudável.

O “modo de descanso" da VíVOSMARTTM monitoriza e analisa as horas de sono real, os períodos de movimento e de repouso. A memória disponível suporta até um ano de história. O facto de ser resistente à água (5 ATM) permite a sua utilização no chuveiro ou na piscina.

A nova pulseira da Garmin integra um cronómetro que mede o tempo de cada atividade, no entanto, o utilizador poderá acrescentar também aos seus acessórios de treino um pulsímetro (opcional) para medição da frequência cardíaca e registo mais preciso das calorias queimadas em qualquer tipo de atividade, dentro ou fora o ginásio. Poderá ainda estabelecer uma ligação com sensores de velocidade para bicicletas (vendidos separadamente). A pulseira VíVOSMARTTM da Garmin oferece uma autonomia de até sete dias.

Apesar de a grande aposta atual estar centrada na área de consumo, de acordo com um estudo da ISACA (Information Systems Audit and Control Association), as empresas começam cada vez mais a olhar para estes equipamentos como importantes ferramentas de proximidade e irão reforçar a sua aposta neste setor a curto prazo, adaptando os wearables às necessidades específicas dos seus negócios.

A Garmin International anunciou recentemente o Connect IQ, a primeira plataforma aberta inteiramente disponível para as equipas de desenvolvimento que pretendam criar aplicações para os produtos Garmin. Com o Connect IQ, as equipas de desenvolvimento podem facilmente desenvolver projetos para os equipamentos wearable no futuro, e transformar os dados facultados pelos sensores em novas métricas relevantes que têm por base sistema totalmente personalizados às necessidades e metas de cada pessoa. Para promover o desenvolvimento de novas e inovadoras apps, os dispositivos Garmin passarão a suportar widgets e aplicações.

O Connect IQ vai estar disponível em alguns wearables da Garmin em 2015. O Developer Preview já está disponível em developer.garmin.com.

A Garmin VÍVOFIT® é vendida em azul, verde, cinzento, lilás e preto por 119 euros (IVA incluído) ou por 149 euros (pack com monitor de frequência cardíaca; IVA incluído).

A pulseira VíVOSMARTTM é vendida em preto, cinza, azul, rosa e roxo por 169 euros (IVA incluído). A versão com pulsímetro irá custar 199 euros (IVA incluído)

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.