2015-3-19

REDES

Eutelsat e tooway anunciam serviço de internet por satélite em Portugal

A Eutelsat Broadband anunciou a disponibilização do serviço tooway Infinite em Portugal, que levará banda larga por satélite a heavy users digitais, microempresas e negócios small/home office, em regiões fora de cobertura das redes fixas, com velocidade de download até 22Mbps.

Eutelsat e tooway anunciam serviço de internet por satélite em Portugal

Apesar de ser um serviço que se posiciona para o consumo, também se adequa às pequenas empresas que não querem limites de tráfego e que, fora dos meios urbanos, não têm à disposição um serviço de Internet que lhes permita alavancar os seus negócios.

A Eutelsat Broadband anunciou uma edição especial do pacote de banda larga ilimitada por satélite tooway Infinite, para Portugal. Projetado para “super-users” digitais e negócios Small Office/Home Office (SOHO), estará disponível para os primeiros mil subscritores. Os clientes terão acesso a um serviço de banda larga via satélite com velocidades de download de até 22 Mbps e velocidades de upload até 6 Mbps.

Apesar de ser um serviço que se posiciona para o consumo, também se adequa às pequenas empresas que não querem limites de tráfego e que, fora dos meios urbanos, não têm à disposição um serviço de Internet que satisfaça as suas necessidades e lhes permita alavancar os seus negócios. O objetivo, a este nível, “é chegar aos negócios do norte ao sul do país”, de acordo com o que avançou Alessandro Cirenei, diretor da Eutelsat para Portugal, durante a sua apresentação à imprensa.

A empresa salientou ainda que a opção, nas grandes cidades e para as empresas, pode funcionar como um backup para as conexões cabladas. O serviço será distribuído em Portugal pela Vivasat, empresa da Vivanet, e recorre a um prato de satélite com 77 cm e a um modem conectado a um computador. O distribuidor conta com 500 resellers em Portugal, 50 com treino especializado nesta solução.

É possível acrescentar funcionalidades adicionais, tais como endereços IP públicos, chamadas telefónicas através da Internet com tecnologia VoIP e uma rede doméstica sem fios para aceder à Internet em qualquer lugar do espaço.

Lembramos que a conexão por via de um satélite geoestacionário tem uma latência inerente à distância percorrida pelo sinal de radiofrequência, que por pequena que seja introduz um pequeno delay face as conexões terrestres.
Por outro lado os serviços de internet por satélite são ainda a forma mais fiável para levar a banda larga a locais "off-the-grid" , assim como a instalações temporárias ou móveis.

Os tarifários desde novo serviço começam nos 29,99 euros (serviço de nível de entrada com 2GB de tráfego e velocidades até 5 Mb) e vão até aos 109,99 euros (com tráfego ilimitado e 22 Mb de velocidade). A instalação tem um custo de 130 euros. A Vivasar tem também disponíveis serviços profissionais tooway, incluindo acesso à internet, conexões de área de rede local, VPN e soluções de backup remotas.

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.