2020-9-14

REDES

Advertorial

Devolo DINrail: powerline no quadro elétrico

Com o DINrail, a Devolo propõe uma solução inteligente e robusta que é instalada como um disjuntor e permite criar redes mais resilientes, fiáveis e com suporte para maiores distâncias

Devolo DINrail: powerline no quadro elétrico

O especialista alemão de redes Devolo tem vindo a renovar toda a sua gama de equipamentos powerline com novos chipsets de alto desempenho com suporte para a chamada “Wave 2” da norma G.hn, que abre a porta a velocidades até 2400 Mbps sobre a rede elétrica doméstica.

O mais recente equipamento a receber este chipset é o Magic 2 DINrail, um produto que é instalado diretamente no quadro elétrico, como um disjuntor – “DIN Rail” é, literalmente, a designação da “calha” metálica normalizada onde os disjuntores são montados.

O dispositivo destina-se a ser ligado ao router e oferece uma série de vantagens sobre os tradicionais adaptadores para instalação através das tomadas de corrente.

Redes trifásicas

Uma das vantagens mais imediatas e evidentes do Magic 2 DINrail é o suporte a redes trifásicas. Os adaptadores powerline tradicionais suportam redes elétricas trifásicas mesmo sem a necessidade de montar acopladores de fase, uma vez que os dados transitam entre fases, por indução. Contudo, com o Magic 2 DINrail, é possível ligar todas as três fases diretamente ao adaptador, otimizando assim a distribuição do sinal por toda a instalação elétrica.

Maior alcance

Outra vantagem consiste no aumento do alcance da rede Powerline até 500 metros, uma vez que o primeiro adaptador (precisamente, o DINrail) é montado diretamente no quadro. Isto evita que se perca alcance devido ao facto de o sinal ter de viajar desde o primeiro adaptador – ligado numa qualquer tomada, junto ao router – até ao quadro e, só daí, para os restantes adaptadores.

O ganho em alcance depende sempre da maneira como a rede elétrica foi instalada, mas poderá ser significativo (da ordem das dezenas de metros) e constituir a diferença entre o sinal chegar a um local mais remoto da habitação ou do escritório e, simplesmente, já não chegar.

Maior segurança

Outra vantagem, sobretudo em instalações profissionais (escritórios, lojas, restauração, etc.) consiste numa maior segurança. Isto porque, ao termos o adaptador com ligação ao router colocado diretamente no quadro elétrico, assegura que este não estará acessível a qualquer pessoa e, como tal, menos sujeito a cenários de roubo e / ou vandalismo.

Além disso, e tal como todos os dispositivos Powerline da Devolo, continuamos a ter acesso remoto ao adaptador, através de uma interface web que pode ser acedida por intermédio de uma aplicação de desktop (o Devolo Cockpit) ou app móvel (Devolo Home Network).

Instalação profissional

Os adaptadores Devolo Magic 2 DINrail não estão à venda em lojas físicas, uma vez que devem ser instalados por um eletricista e não pelo utilizador final. Estão, contudo, disponíveis em Portugal através do distribuidor oficial da marca, a jp.di.

Este é um equipamento que abre interessantes oportunidades para eletricistas e instaladores, uma vez que lhes permite oferecer uma solução de rede através da instalação elétrica de qualidade e alcance superiores e com melhores resultados finais para os clientes.

É, também, uma interessante solução para pequenos escritórios, lojas e outros estabelecimentos comerciais, evitando os problemas habituais com a utilização de um equipamento powerline ligado ao router que esteja visível e ao alcance dos clientes.

Mais informações em:
https://www.devolo.pt/magic-2-lan-dinrail

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Devolo

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.