2015-2-16

REDES

Apagão nos principais sites de notícias

Datacenter da PT fez apagão da Comunicação Social no fim de semana

Vários sites de informação tiveram um apagão durante o fim de semana, que se prolongou até segunda-feira, todos eles com hosting num dos datacenter da Portugal Telecom. Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, Sábado, Sic, Sic Notícias, Visão, Jornal I Online foram alguns dos meios afetados. Os sites do Grupo Impresa foram os últimos a ficar operacionais. Inúmeros sites empresariais continuam em baixo.

Datacenter da PT fez apagão da Comunicação Social no fim de semana

** Notícia Atualizada**

Durante pelo menos 44 horas, os sites da Sic e Sic Notícias, bem como os sites do Grupo Impresa (Visão, Caras, Ativa) estiveram inacessíveis aos utilizadores.

O apagão afetou dois dos principais grupos de comunicação social portuguesa, Cofina e o Grupo Impresa, que têm o hosting dos seus servidores no Datacenter da PT, e ainda o Jornal I online e numerosos sites empresariais e de organismos públicos.

Sabe-se que a PT está num processo de migração do datacenter que se encontrava no Edifício Marconi em Lisboa, responsável pelas comunicações móveis da Meo (antigo datacenter TMN), para a Covilhã, mas desconhece-se se este apagão pode estar relacionado com a reconfiguração deste último centro de dados, porque a Portugal Telecom ainda não emitiu nenhum comunicado sobre este assunto.

Contatado hoje pelo IT Channel, o Gabinete de Comunicação da PT afirmou que o problema -"conheceu evolução positiva nas últimas 24 horas e que existe uma equipe dedicada a resolução do problema".

Já ao inicio da noite, fonte oficial da PT fez chegar a redação da IT Channel o seguinte esclarecimento:

Estão em fase de conclusão os trabalhos de acompanhamento técnico de resolução da ocorrência verificada num dos nossos data centers, em Lisboa, no passado dia 14 de fevereiro pelas 17h.
As nossas equipas e dos nossos Parceiros, fabricantes do equipamento, estão a trabalhar ininterruptamente com vista a ultrapassar a situação verificada.
Temos mantido os nossos clientes informados sobre a evolução dos trabalhos em cada caso em concreto, e procurado minimizar os impactos da situação.
Os trabalhos estão a decorrer com sucesso, e podemos informar que neste momento existem já vários clientes com o serviço operacional. Contamos que a situação esteja normalizada em breve.


A localização neste esclarecimento num datacenter em Lisboa contradiz as informações iniciais prestadas a Agência Lusa que apontavam para um problema no "Cubo da PT" na Covilhã.

A IT Channel contatou o fabricante do sistema de Storage usado pela PT nestes sites empresariais, que remeteu qualquer esclarecimento sobre o incidente para a Portugal Telecom.

Em declarações anteriores ao Jornal de Negócios, fonte da PT não identificada afirmou que: - "Verificou-se um constrangimento técnico que afetou um dos nossos sistemas de storage. Esse facto resultou na indisponibilidade dos websites de alguns clientes empresariais"

Como sabemos, um downtime de serviço num datacenter não é invulgar, mas a duração deste caso, que começou na sexta-feira, e segunda-feira não está ainda 100% resolvido, é anormal.

Embora o esclarecimento da PT à IT Channel seja omisso de detalhes técnicos, parte da explicação para a demora pode-se encontrar na necessidade de reconstruir os sistemas de storage que estão na raiz do problema, explicando assim porque só gradualmente os clientes, site por site, vão tendo o problema resolvido.

O Grupo Cofina, que tem 15 websites, incluindo o Correio da Manhã e o Jornal Record, emitiu um comunicado que responsabiliza a PT e onde afirma:
(...) A Cofina Media tomará todas as medidas que se demonstrarem necessárias para que situações com esta gravidade não se voltem a repetir no futuro, assegurando que os seus fornecedores de serviços estão à altura do compromisso que temos consigo.

Alguns sites da Cofina para audiências mais segmentadas ainda continuam inoperacionais.

Do grupo Impresa, cujo site institucional esteve também em baixo, veio uma comunicação na Sic Noticias:

-" Os vários sites da SIC estiveram offline cerca de 44 horas, devido a problemas técnicos na infraestrutura da Portugal Telecom.

Existem outros sites empresariais que ainda estão em baixo nesta noite de segunda-feira, como o útil www.pai.pt (o site das Páginas Amarelas), ou o portal da Câmara Municipal de Cascais, apenas 2 dos muitos exemplos possíveis.

Este é provavelmente o mais grave downtime registado em Portugal, pela dimensão dos sites afetados e duração da ocorrência.

** Notícia atualizada às 21:30h de segunda-feira 16 de Fev.**

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.