2024-4-08

REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

Os switches Smart Managed DGS-1210 da D-Link aceleram as redes IP TV com tráfego multicast

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

A D-Link anunciou que a sua família de Switches Smart Managed Gigabit, DGS-1210, integra agora novas funcionalidades como Auto IGMP Snooping e Static Routing L3, dedicadas a melhorar o desempenho e a segurança na comutação de tráfego para dispositivos ligados, sejam estes pontos de acesso Wi-Fi, computadores, estações de trabalho, câmaras IP ou servidores, entre outros. 

O Auto IGMP Snooping é uma funcionalidade perfeita para redes configuradas para utilizar tráfego Multicast, essencialmente o utilizado em serviços de TV IP ou AV sobre IP, as redes em que um servidor transmite vários canais de TV para vários clientes, por exemplo, aplicações de streaming de TV, serviços de video wall, salas de conferência, concertos, transmissões em direto com várias câmaras, ou em serviços de TV on demand em hotéis e hospitais. 

A tecnologia multicast traz múltiplas vantagens, uma vez que permite que um único fluxo de dados seja enviado para vários recetores sem necessidade de o duplicar, resultando numa maior eficiência na otimização da largura de banda, o que é essencial em áudio/vídeo devido à sua elevada exigência de largura de banda. Mas o tráfego multicast também tem inconvenientes, uma vez que este fluxo de dados pode espalhar-se por toda a rede, chegando mesmo a dispositivos clientes que não o solicitem e colapsando toda a rede, incluindo a rede Wi-Fi, uma vez que os pontos de acesso estão ligados a comutadores em ambientes empresariais. 

O IGMP Snooping (Internet Group Management Protocol) é um recurso que evita que o tráfego multicast inunde toda a rede, permitindo que cada dispositivo cliente conectado informe o acesso a um grupo ou canal multicast. Um switch que tenha o IGMP Snooping ativado encaminhará o tráfego multicast apenas para os dispositivos clientes que o solicitarem. Isso conserva recursos nos hosts, evitando que o tráfego multicast se espalhe pela rede.

A D-Link integra a funcionalidade IGMP Snooping em muitos modelos das suas gamas de switches não geridos e em todos os switches geridos, como o DGS-1210, mas neste caso o IGMP Snooping tem de ser configurado, como é comum nas redes empresariais em que a rede física foi segmentada em diferentes VLAN ou virtuais (por exemplo, numa escola, para isolar a rede dos professores da rede das salas de aula a que os alunos acedem), pelo que esta funcionalidade tem de ser gerida em cada VLAN, através de múltiplos passos, a maioria deles bastante fastidiosos na configuração de vários parâmetros dentro da interface web do switch. 

Agora, com a chegada do Auto IGMP Snooping ao D-Link DGS-1210, esta tarefa é bastante simplificada, permitindo duas funcionalidades em simultâneo: o estado do IGMP snooping ao nível global do switch e o modo de filtro do IGMP snooping para todas as portas do switch. Ao adicionar VLAN, também é possível ativar o estado de consulta do IGMP snooping e o estado de saída rápida. Com o IGMP Snooping corretamente configurado nos comutadores, a infraestrutura de rede estará atenta a este cenário multicast, de modo a controlar a largura de banda que temos de utilizar para servir este tipo de tráfego, tão exigente para a eletrónica de rede.

Outra novidade do DGS-1210 é o Static Routing L3, típico dos Switches Inteligentes e Geridos de nível superior. O Static Routing permite ao administrador de rede declarar rotas estáticas para alcançar dispositivos remotos na camada 3, melhorando a conetividade com os mesmos, o que é essencial nas redes atuais onde muitos dispositivos são de camada 3.

A gama D-Link DGS-1210 de Smart Managed Gigabit Switches já está disponível nos revendedores autorizados da D-Link e, neste mês de abril, apresenta descontos importantes, exclusivamente para o Canal profissional de instaladores e Parceiros oficiais do Programa D-Link Value in Partnership+.

ARTIGOS RELACIONADOS

D-Link apresenta router com inteligência artificial
HARDWARE

D-Link apresenta router com inteligência artificial

LER MAIS

D-Link apresenta nova gama de switches
HARDWARE

D-Link apresenta nova gama de switches

LER MAIS

D-Link lança antena 5G/LTE CPE de exterior para zonas sem banda larga
HARDWARE

D-Link lança antena 5G/LTE CPE de exterior para zonas sem banda larga

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.