2024-5-02

REDES

Colt reforça investimento e expande serviço IP Transit

A Colt Technology Services reforçou o investimento na sua rede global e expandiu o serviço IP Transit de banda larga a novas cidades

Colt reforça investimento e expande serviço IP Transit

A Colt Technology Services anunciou novas portas IP Transit de 400 Gigabits por segundo ao longo de toda a popular rota FLAP, que liga Frankfurt, Londres, Amesterdão e Paris. Deste modo, a Colt reforça o seu investimento anterior em portas IP de 400G em Marselha, Oslo, Praga, Sofia, Estocolmo e Zurique.

Esta nova expansão responde ao aumento crescente da procura de infraestruturas de Internet ultrarrápida e de baixa latência por parte das empresas e das economias, à medida que desenvolvem cada vez mais serviços e aplicações digitais conectados para gerarem crescimento e amplia o acesso dos clientes à maior rede de internet do mundo.

O IP Transit é um serviço de rede que permite que o tráfego de rede passe de um ISP para outro, chegando a todas as partes da internet global. A internet é uma rede de redes; cada rede tem um identificador único, conhecido como número do sistema autónomo (AS). Com a aquisição da Lumen EMEA em novembro de 2023, a Colt passou a deter a parte da EMEA do AS3356, o maior backbone de Internet do mundo segundo a CAIDA. Os maiores backbones IP com mais sistemas autónomos conectados são os mais resistentes a eventuais falhas de rede, dado que dispõem de múltiplas rotas para chegar a outras redes caso haja alguma interrupção.

Em comunicado, Peter Coppens, VP Infrastructure and Connectivity Solutions da Colt Technology Services, afirma a este propósito que “atualmente a economia da Internet movimenta biliões de dólares e precisa de uma infraestrutura digital robusta e fiável que a suporte. A Colt é proprietária da secção EMEA do maior backbone de Internet do mundo e, como tal, esta infraestrutura tem um papel vital nas estratégias de crescimento dos nossos clientes, sobretudo quando cada vez mais estão a automatizar e digitalizar os seus serviços e a procurar novos mercados para aumentarem as suas receitas. Ao expandirmos e reforçarmos o investimento no backbone da nossa rede de Internet, aumentamos as probabilidades dos nossos clientes serem bem-sucedidos”.

Este anúncio acontece no contexto do reforço do compromisso da Colt com o AS3356, que gere em conjunto com a Lumen. Na sequência da aquisição da Lumen EMEA pela Colt, as duas empresas fizeram uma parceria de longo prazo para manterem e operarem esta rede IP. O backbone de internet AS3356 manterá o seu amplo alcance global, permitindo que as duas empresas continuem a prestar serviços de conectividade IP líderes de mercado.

Atualmente existem mais de 17 mil milhões de dispositivos IP conectados em todo o mundo, e espera-se que até 2030 este número aumente para mais de 30 mil milhões. Este aumento é fácil de entender se pensarmos nos dispositivos mais comuns que cada um de nós possui nas nossas casas: o telemóvel, a impressora, o laptop, os speakers inteligentes, a smart TV, a consola de jogos… Cada um deles está ligado a um endereço IP específico, e alguns estão ligados ou são encaminhados pela Internet. Sendo o AS3356 a maior rede IP do mundo, isto significa que há mais endereços IP ligados a ela, de forma direta ou indireta, do que a qualquer outra rede. É altamente provável que os endereços IP dos seus dispositivos conectados tenham passado pela nossa fantástica rede global sem que sequer se tenha apercebido disso”, acrescenta Peter Coppens.

ARTIGOS RELACIONADOS

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN
REDES

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN

LER MAIS

Colt lança oferta de Networks-as-a-Service em mais países
REDES

Colt lança oferta de Networks-as-a-Service em mais países

LER MAIS

Colt conclui compra da Lumen EMEA
BIZ

Colt conclui compra da Lumen EMEA

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Mercado de telecomunicações deverá registar abrandamento
REDES

Mercado de telecomunicações deverá registar abrandamento

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.