2014-6-24

REDES

Vídeo em veículos em movimento

Bell Labs e net mobile AG reduzem problema da baixa qualidade do streaming

Os Bell Labs, a área de investigação e desenvolvimento da Alcatel-Lucent, e a net mobile AG, um fornecedor líder end-to-end de serviços móveis de valor acrescentado e soluções de pagamento, reduziram a probabilidade de baixa qualidade de streaming de vídeo em movimento com uma nova tecnologia que pode garantir uma melhoria de até seis vezes a oferta atual – sem consumir maior capacidade de rede

Bell Labs e net mobile AG reduzem problema da baixa qualidade do streaming

Context-Aware Vídeo Streaming (CARA)

A nova tecnologia – Context-Aware Video Streaming – é baseada na solução dos Bell Labs designada Context-Aware Radio Access (CARA). Tira partido de informação georreferenciada, incluindo mapas de estradas e de cobertura de redes e dados de performance rádio, para oferecer algoritmos que preveem o desempenho futuro da rede.

Baseada nessa previsão, mais segundos do vídeo são descarregados para o equipamento do utilizador em áreas de boa cobertura antes do veículo entrar numa zona de cobertura fraca. Tal resulta numa redução dramática de paragens do vídeo e uma melhoria significativa na experiência do consumidor.

Os ganhos de qualidade foram medidos em testes por Düsseldorf na Alemanha sobre uma rede móvel convencional. As rotas consistiram em autoestradas, túneis e outras áreas típicas dos utilizadores que viajam em cidade no seu carro ou transporte público. Um vídeo realizado durante estes testes mostra a diferença de qualidade do streaming de vídeo na estrada entre dois equipamentos, um com esta tecnologia e outro sem a mesma.

Dieter Plassmann, CTO da net mobile AG indicou: “A melhoria na qualidade do streaming em movimento é um grande desafio para todos os envolvidos na indústria móvel, incluindo operadores, vendedores de equipamentos, de conteúdos, assim como fornecedores de serviços. Deixa-me muito orgulhoso que a nossa investigação conjunta com os Bell Labs da Alcatel-Lucent tenha já produzido resultados e nos colocado à frente de outras empresas na oferta de uma experiência de utilizador de streaming de vídeo, em todos os equipamentos, em qualquer lado e a qualquer hora, sempre com qualidade.”

Tod Sizer, head of wireless research dos Bell Labs referiu: “Vivemos num mundo que está cada vez mais dependente de equipamentos móveis. Precisamos de encontrar novas e criativas formas de entregar conteúdo vídeo independentemente de onde o utilizador esteja. Esta colaboração produziu resultados promissores que temos esperança de melhorar e continuar a explorar à medida que trabalhamos na próxima geração de redes.”


Sobre a tecnologia Context-Aware Radio Access (CARA) dos Bell Labs
A tecnologia CARA possibilita a entrega de serviços de elevada qualidade em áreas onde exista pouca qualidade ou cobertura. É particularmente útil à medida que cada vez mais utilizadores viajam rapidamente entre uma célula rádio e outra com mais equipamentos, em áreas com grande congestão ou em áreas com cobertura reduzida como túneis e ruas estreitas.
A procura para vídeo em movimento continua a crescer dramaticamente entre consumidores e negócios. Como resultado, os Bell Labs estão focados em desenvolverem soluções de otimização vídeo para redes sem fios, como sendo LTE evolved Multimedia broadcast Multicast (eMBMS), e continua a fazer esta investigação para redes sem fios 5G. A tecnologia Context-Aware Video Streaming está a ser integrada no serviço de streaming da net-mobile AG num teste público que vai arrancar este Verão.

Recomendado pelos leitores

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN
REDES

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN

LER MAIS

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.