2014-12-26

REDES

Cabo

Alcatel-Lucent e Cinia Group vão implementar 1.100 km de cabo para ligar a Finlândia à Alemanha

A Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) e o Cinia Group, anteriormente Corenet – empresa detida pelo governo finlandês -, vão implementar um sistema de cabo submarino preparado para garantir a primeira ligação direta por cabo entre a região nórdica e a Europa continental

Alcatel-Lucent e Cinia Group vão implementar 1.100 km de cabo para ligar a Finlândia à Alemanha

Novo Sistema de cabo de 100G vai garantir a primeira ligação direta no Mar Báltico para melhorar o acesso a banda ultra larga para conectividade cloud

O projeto, denominado Sea Lion, implica a implementação de um novo sistema 100G instalado em mais de 1.100 km desde Helsínquia na Finlândia à área de Rostock-Ribnitz, na Alemanha. Prevê-se que a implementação esteja concluída no início de 2016.

O sistema terá um papel crítico no reforço da disponibilidade de conectividade fiável e segura a banda ultra larga para aplicações cloud e de data center. De acordo com a análise do Cinia Group, os serviços cloud deverão apresentar um crescimento anual global de aproximadamente 40%, enquanto o volume de dados de telecomunicações deverá triplicar até 2017.

Desenhado para uma capacidade máxima de 15 Terabits por segundo (Tbis/s), o Sea Lion faz parte do plano estratégico do Governo Finlandês para melhorar a capacidade de transferência de dados internacional do país. A informação será transportada em território daquele país através da rede finlandesa de fibra ótica, instalada junto à infraestrutura de caminhos-de-ferro da Finlândia.

Jukka-Pekka Joensuu, Executive Vice-President do Cinia Group referiu: “A ligação de banda larga apresenta uma enorme oportunidade de crescimento para um futuro próximo. A implementação de uma robusta infraestrutura de telecomunicações é vital. Estamos muito satisfeitos em darmos os primeiros passos nesta cooperação com a Alcatel-Lucent num projeto tão relevante para a Finlândia. Vai permitir que o país reforce a sua posição de líder em investimentos em data centers e promove a inovação e a maior ligação a um caminho de crescimento para as economias finlandesa e europeia.

Philippe Dumont, Presidente da Alcatel-Lucent Submarine Networks, explicou: “Estamos muito entusiasmados no apoio ao Cinia Group e à implementação deste novo sistema de cabos, que servirá de catalisador ao reforço da conectividade digital global. A tecnologia de 100G da Alcatel-Lucent aplicada no projeto vai melhorar a velocidade e os níveis de segurança da infraestrutura finlandesa, concebendo assim um robusto cluster digital para ligações de data centers”.

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.