2014-6-30

REDES

Relatório de Sustentabilidade 2013

Alcatel-Lucent aposta no compromisso com inovação empresarial responsável

A Alcatel-Lucent afirmou o seu compromisso com a sustentabilidade, prática e inovação empresarial responsáveis na transformação, a nível mundial, das comunicações mais sustentáveis, baratas, e acessíveis, com a publicação do seu Relatório de Sustentabilidade

Alcatel-Lucent aposta no compromisso com inovação empresarial responsável

A publicação do Relatório de Sustentabilidade 2013 detalha a aplicação da sustentabilidade e inovação empresarial responsável na implementação do The Shift Plan

A propósito deste compromisso, Michel Combes, CEO da Alcatel-Lucent indicou: “No centro do The Shift Plan lançado há um ano, nós considerámos a sustentabilidade um diferenciador-chave da concorrência nas nossas atividades e na nossa inovação. A minha ambição é fazer com que a Alcatel-Lucent seja reconhecida mundialmente como um líder em sustentabilidade e inovação empresarial responsável para a indústria tecnológica. Por acréscimo, a sustentabilidade é um elemento real e importante na atual economia digital. A Alcatel-Lucent vai continuar a envolver-se com a indústria, e comunidade financeira para continuar a levar este conceito em frente.”

O Relatório de Sustentabilidade de 2013 da Alcatel-Lucent – que está disponível para consulta online – aponta de forma alargada as acções desenvolvidas rumo a comunicações mais sustentáveis, baratas e acessíveis, ao mesmo tempo que tornam a sustentabilidade uma componente-chave da marca da empresa como um inovador líder e parceiro confiável para os seus clientes.

Com a sustentabilidade empresarial e a inovação a serem componentes vitais do The Shift Plan, o programa industrial focado em fazer da Alcatel-Lucent um líder em tecnologias de redes IP, cloud e ultra banda-larga, o Relatório de Sustentabilidade de 2013 revela os inúmeros resultados, metas e distinções obtidos pela empresa rumo à estratégia sustentável definida.

Pelo segundo ano consecutivo a Alcatel-Lucent foi nomeada Technology Hardware & Equipment Industry Group Leader no Dow Jones Sustainability Indices. A empresa foi incluída – também pelo segundo ano consecutivo – no RobecoSAM’s Sustainability Yearbook, com os prémios Industry Leader e Gold Class, e nas 15% de melhores e maiores 2,000 empresas existentes em 59 diferentes sectores. A Alcatel-Lucent obteve ainda uma Gold Recognition na avaliação da sua Responsabilidade Social Corporativa pela EcoVadis, que a colocou no top 2% dos fornecedores analisados em todas as categorias industriais.

Para alcançar este reconhecimento, a Alcatel-Lucent diferencia-se através da inovação empresarial responsável em três grandes áreas:

- O melhor programa de compliance que promove tolerância zero para violações de compliance. Aplicável a colaboradores, fornecedores e sub-fornecedores, e que inclui uma proibição total do recurso a agentes de vendas. Em 2013 a empresa não registou qualquer violação da concorrência ou anti-trust, e 96% dos seus colaboradores participaram numa revisão e aprendizagem do Código de Conduta interno. A empresa também publicou medidas implementadas de acordo com os Telecoms Industry Dialogue 10 Guiding Principles relacionadas com os Direitos à Liberdade de Expressão e Privacidade.

- Sustentabilidade como um requisito-chave ao longo da cadeia de abastecimento. A Alcatel-Lucent requere compromissos de sustentabilidade, audita e melhora o desempenho sustentável dos seus fornecedores e sub-fornecedores em linha com o seu código de conduta de fornecedores e os requisitos United Nations Global Compact. Em 2013, 77% dos seus fornecedores ativos auditados obtiveram a classificação ‘satisfatório’ ou superior no que concerne a desempenho sustentável. A empresa também auditou 1515 fornecedores no âmbito do seu programa anti-corrupção, e 350 fornecedores foram auditados para determinar a origem de “minerais de conflito” nos seus componentes. A Alcatel-Lucent também preencheu e publicou o seu primeiro Conflict Minerals Report.

- Eco-inovação por todo o portfolio de produtos ao mesmo tempo que eleva os standards da indústria. A Alcatel-Lucent aplica requisitos líderes de eficiência energética no seu portfolio de produtos e de soluções ao mesmo tempo que procura reduzir a sua pegada de carbono operacional. Em 2013, 10% das patentes dos seus laboratórios Bell Labs envolveram inovações relacionadas com poupança energética e tecnologia “verde” e os programas de investigação focaram a eficiência energética e o consumo energético end-to-end nas redes. Por acréscimo, em 2013, 97% do lixo eletrónico foi reciclado e reutilizado e a empresa reduziu a sua pegada de carbono em 32%. Tal representa o alcance de 50% do seu grande objetivo de reduzir a pegada de carbono em 50% até 2020. E através dos Bell Labs conduziu ao consórcio GreenTouch, que em 2013 mostrou que uma redução de consumo das redes em 90% é possível com o crescimento do tráfego previsto até 2020. Em 2013 o consórcio GreenTouch trabalhou com mais de 48 membros no mundo para fazer das redes de telecomunicações até 1,000 mais eficientes do ponto de vista energético no sector das TIC.

Recomendado pelos leitores

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.