2020-6-19

REDES

Advertorial

Acesso remoto: o novo normal

Com a recente explosão do teletrabalho, muitas empresas estão a ser deparadas com a necessidade de uma solução escalável, flexível e segura que permita ligar um grande número de colaboradores remotamente à rede empresarial

Acesso remoto: o novo normal

Numa altura em que grande parte das empresas têm a maioria da sua força laboral a trabalhar a partir de casa, a capacidade de oferecer acesso remoto à rede corporativa de forma segura e confiável, de acordo com um plano de contingência, é vital para assegurar a continuidade de negócio e, em muitos casos, um desafio considerável para as equipas de IT, especialmente em empresas de maiores dimensões com centenas ou milhares de colaboradores em casa, uma escala à qual as soluções tradicionais de acesso remoto se tornam incomportáveis.

As soluções de acesso remoto da Aruba oferecem uma conetividade robusta, segura e ágil, e a gestão na Cloud através do Aruba Central permite de forma rápida endereçar um conjunto vasto de requisitos para acesso remoto, de forma centralizada a partir de uma única consola de gestão.

O que é o Aruba Central?

O Aruba Central é a uma plataforma cloud-native que funciona como centro de comando de todas as operações em infraestruturas LAN, Wireless LAN, VPN e SD-WAN, nas diversas localizações desde os acessos e/ou escritórios remotos, campus ou centros de dados.

Utilizando uma metodologia de operação baseada em AIOps, segurança suportada em modelo Zero Trust Security e integração com sistemas de help desk, as organizações que pretendem desenvolver iniciativas sobre novas formas de trabalho em casa, podem recorrer ao Aruba Central para facilmente conectar os seus colaboradores a serviços na cloud ou on-premises, numa experiência de trabalho em casa ou em mobilidade.

Vantagens cloud-native 

De forma a garantir a implementação de acessos remotos consistentes e eficientes, o Aruba Central dispõe na sua base de funcionalidades importantes como, Gestão Centralizada, Aplicações e Serviços on-demand, Escalabilidade e Resiliência e Atualizações de Software e Configurações Over-the-Air.

Implementações flexíveis

O Aruba Central gere todo o ciclo de vida das redes LAN e WLAN Aruba, dos túneis VPN overlay e dos concentradores VPN, além dos acessos dos clientes VPN VIA.

Pontos de acesso Aruba em modo IAP-VPN

O modo IAP-VPN disponibiliza recursos completos de rede corporativa para colaboradores e locais remotos que necessitam de um ou mais pontos de acesso por site, e permite a mesma experiência segura de conectividade que os utilizadores têm numa rede empresarial, incluindo acesso ao mesmo SSID, Intranet, impressoras partilhadas, e até telefonia VoIP. Os utilizadores simplesmente conectam um ponto de acesso a uma ligação à Internet e ligam-no à energia, sem necessidade de qualquer configuração manual adicional.

O modo IAP-VPN permite que os APs atuem como gateways, encaminhando o tráfego através de túneis VPN overlay seguros, até a um concentrador VPN (VPNC) também gerido pelo Aruba Central, que garante o roteamento do tráfego para outras redes, disponibilizando ainda funcionalidades de segurança tais como políticas de firewall aplicacional para o tráfego com e sem fios.

Acesso VPN móvel com o cliente Aruba VIA

Para estudantes, colaboradores externos e funcionários conectados em redes Wi-Fi públicas ou pessoais, o Aruba VIA é um cliente VPN que fornece acesso seguro aos recursos da empresa. O Aruba VIA fornece ligações VPN seguras com encaminhamento total ou parcial do tráfego para um concentrador VPN gerido pelo Aruba Central.

Implementações cloud ou On-Premises

Os pontos de acesso geridos pelo Aruba Central podem também estabelecer túneis IAP-VPN para um Mobility Controller gerido localmente. Este é um cenário ideal para organizações em fase de migração para a cloud, e que necessitam de rapidamente escalar a sua infraestrutura de acessos remotos.

Implementação de políticas unificadas 

Para simplificar e proteger o acesso à rede, todos os pontos de acesso Aruba são disponibilizados com uma Firewall Aplicacional (Policy Enforcement Firewall ou PEF), uma funcionalidade Cyber Catalyst, que permite reduzir o risco de ataques cibernéticos. Desta forma é possível inspecionar o tráfego localmente em cada site remoto ou centralmente no concentrador VPN, garantindo que todos os sites remotos mantêm uma aplicação de políticas de segurança consistente, consoante o tipo de utilizador, por exemplo, convidado, colaborador externo ou funcionário, tipo de dispositivo, aplicação ou localização. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Aruba Networks

Recomendado pelos leitores

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN
REDES

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN

LER MAIS

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.