2015-7-16

REDES

Estudo Gfk

Acesso à Internet é o que os portugueses mais valorizam num smartphone

O preço, qualidade, bateria e sistema operativo são os fatores que determinam o ato de compra. Para os portugueses, o maior benefício dos smartphones é o acesso à Internet

Acesso à Internet é o que os portugueses mais valorizam num smartphone

A Gfk realizou um estudo para a BQ dedicado aos hábitos de consumo de smartphones na Europa, avaliando Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Itália, Suécia e Suíça.

O maior benefício associado pelos portugueses ao uso do smartphone é a ligação à Internet (80%) em qualquer lugar e o aspeto menos positivo é gerar dependência (45%). Do total dos portugueses entrevistados, 87% não utilizam o smartphone como meio de pagamento.

Os portugueses referiram ainda que, na compra de um smartphone, valorizam a bateria, o serviço pós-venda, o preço e o sistema operativo – sendo o preço o fator que determinou a compra.

Em Portugal, os homens e os adultos com menos de 35 anos são quem mais compra smartphones livres de operador. Para as mulheres, a câmara fotográfica é significativamente mais importante, enquanto que os homens valorizam sobretudo a marca, o facto de serem livres de operador, dual SIM e a duração da bateria são as caraterísticas que mais valorizam.

O estudo revela ainda dados interessantes: quem tem filhos menores de 17 anos considera a marca o mais importante, enquanto quem não têm filhos valoriza mais a cobertura 4G. Dos 15 aos 35 anos, o sistema operativo é significativamente mais importante. Dos 36 aos 55 anos, a qualidade, a boa experiência prévia e a câmara ganham em importância. Acima dos 55 anos, a cobertura 4G regressa ao topo da relevância.

Do total dos entrevistados, 63% dedicam mais de duas horas por dia ao uso do smartphone e a casa (55%) é o local onde este tem mais tempo de utilização (downloads, vídeos/fotos, compras e videoconferências). Quando se está fora de casa, o smartphone é mais utilizado para fazer chamadas telefónicas, navegar na Internet, tirar fotos e ouvir música. As mulheres e os jovens entre os 15 e os 35 anos são quem dedica mais tempo ao uso de smartphones e aqueles que o utilizam menos tempo são os homens e os maiores de 55 anos.

Os portugueses são os que, do painel de inquiridos, na Europa, menos pagaram por um smartphone (em média, 222 euros), enquanto os ingleses foram os que pagaram mais. Em relação à próxima compra que estão dispostos a fazer, os portugueses são novamente os que estão dispostos a pagar menos e os suíços os que pretendem despender a maior verba.

Os entrevistados de Alemanha, Espanha Itália, e Suécia são os que mais compram smartphones desbloqueados. Por sua vez, os entrevistados de França, Portugal e Suíça são aqueles que mais compram através do operador.

Duração da bateria é caraterística mais importante
Segundo o estudo, a duração da bateria é, em todos os países analisados, a caraterística mais importante num smartphone, no entanto, não determina qual a marca a comprar. O preço é o principal motivo que determina a compra do seu smartphone pelos portugueses e franceses enquanto os alemães dão primazia à qualidade e os Austríacos e Suíços privilegiam a boa experiência anterior e os italianos o sistema operativo.

Os portugueses (entre 2 e 3 horas) e os suecos (mais de 3 horas) são quem mais tempo despende com o smartphone e os franceses e ingleses quem menos tempo dedica (até uma hora).

O uso do smartphone em casa é significativamente maior na Alemanha, Áustria, Reino Unido e Suécia, e em Espanha, França e Portugal é usado mais frequentemente fora de casa. Portugal é o país onde o smartphone é mais utilizado no trabalho e nos outros países nos meios de transporte.

Em todos os países europeus participantes no estudo da Gfk, o principal aspeto negativo relacionado com o uso do smartphone é o fato de criar dependência.

Na Itália, Reino Unido e Suécia o smartphone é mais utilizado como meio de pagamento.

Recomendado pelos leitores

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN
REDES

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN

LER MAIS

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.