2018-5-21

REDES & TELECOM

Advertorial

A transformação das comunicações

Como disponibilizar serviços de mobilidade de comunicação, integração com aplicações de negócio, rápida adoção e modelos de consumo mais flexíveis?

Faz pouco tempo, o IT era apenas uma função de suporte ao negócio. Os líderes de tecnologia estavam focados internamente e definiam os seus “clientes” como os departamentos internos. Mas à medida que a tecnologia digital avança e os clientes digitais amadurecem, o IT não é mais o suporte, é uma fonte de novas receitas. Para os CIOs, a transformação digital oferece-lhes um novo papel de colaboradores vitais para o futuro do negócio. Como poderão as empresas beneficiar e acompanhar esta nova realidade?

 

Posicionamento da Alcatel-Lucent Enterprise

A Alcatel-Lucent Enterprise é uma das empresas pioneiras em ajudar os seus clientes e parceiros a retirar benefícios deste ambiente de comunicação em constante transformação, mediante a integração de diversos sistemas numa estratégia unificada e coesa. Tendo como pano de fundo esta realidade, a Alcatel-Lucent Enterprise tem adaptado a sua oferta, para que as empresas possam beneficiar desta evolução, não esquecendo a proteção do investimento realizado pelos seus atuais clientes. A estratégia de transformação das comunicações empresariais, passa pela criação de soluções baseadas em arquiteturas de Cloud Híbrida. A concretização desta estratégia implica a existência e desenvolvimento de dois pilares: CPE e Cloud.

 

1. Soluções CPE

A oferta de comunicações empresarias da Alcatel- -Lucent Enterprise posiciona-se nos dois grandes mercados: PME’s e grandes empresas. Pela sua especificidade, cada um destes mercados é endereçado por duas famílias de produtos, OXO Connect e OmniPCX Enterprise, respetivamente. Estas famílias de produtos, apesar de distintas, beneficiam da mesma conectividade a serviços Cloud.

Sendo a constante evolução da oferta um dos objetivos da Alcatel-Lucent Enterprise, iremos disponibilizar novas versões de software para as plataformas referidas anteriormente e um novo sistema para PME’s, centrado em soluções Full IP e Cloud, de seu nome OXO Connect Evolution.

O OXO Connect Evolution é um sistema telefónico escalável, suportado numa plataforma robusta e otimizada, para empresas de 5 a 300 utilizadores. Oferece acesso integrado ao serviço de colaboração Alcatel-Lucent RainbowTM, disponibilizando comunicações empresariais e serviços de colaboração de voz e vídeo para todos os utilizadores, onde quer que estejam.

Simples - Alimentação por PoE, sem ventoinha, instalação e configuração simplificada.

100% IP - Serviços avançados de telefonia, configuração de Empresa ou Hotel, terminais IP e SIP, mobilidade IP-DECT e WLAN, múltiplos trunks SIP.

Cloud - Colaboração e mobilidade, atualização automática de software, gestão remota, analítica e inventário, tudo através da Cloud.

 

2. Soluções Cloud

O Alcatel-Lucent Rainbow™ é uma plataforma empresarial, baseada na Cloud, que disponibiliza serviços UCaaS e CPaaS, interligando pessoas, processos e sistemas. O Rainbow está no mercado há apenas um ano, no entanto já disponibiliza serviços a mais de 300.000 utilizadores. O Rainbow não é apenas mais uma plataforma de colaboração, mas sim uma solução que pode interoperar com outras plataformas e aplicações, oferecendo a cada utilizador a melhor experiência.

 

UCaaS

Os serviços UCaaS estão disponíveis em qualquer dispositivo desktop (PC, MAC e Web) ou smartphone (iOS e Android). O Rainbow permite a interligação aos sistemas OXO Connect e OmniPCX Enterprise, mas também a PBX de terceiros. A aplicação cliente garante uma experiência impar de utilização, através de um único interface aplicacional de colaboração, integração com sistemas telefónicos, IM, voz, vídeo, desktop sharing, transferência de ficheiros e diretoria. A solução Rainbow UCaaS é baseada em 3 planos de subscrição. O Essential, permite a qualquer utilizador utilizar o Rainbow num modelo gratuito a que chamamos Freemium. As opções Business e Enterprise, que adicionam um vasto conjunto de funcionalidades, baseiam-se num preço por utilizador/ mês, permitindo às empresas pagarem apenas o que consomem de uma forma flexível e simples. Uma dessas funcionalidades é a Gateway WebRTC, que permite a comunicação de voz entre clientes Rainbow e telefones internos da empresa e/ou com a rede pública. Este serviço concretiza a convergência entre o mundo CPE e a Cloud.

 

CPaaS

Embora várias empresas de UC ofereçam UCaaS hoje em dia, o Rainbow levou o serviço para um nível superior, incluindo também uma solução de CPaaS. Esta plataforma de comunicações como serviço, Rainbow API Hub, disponibiliza ferramentas de inovação e suporte à transformação digital, ao possibilitar a inclusão de serviços de comunicação em tempo real nas aplicações existentes. O Alcatel-Lucent RainbowTM CPaaS disponibiliza as seguintes opções para integração e desenvolvimento: SDK para Web, permite adicionar de forma rápida e simples serviços de UCaaS no seu portal ou aplicação web. SDK para NODE.JS permite criar chatbots ou monitorizar dispositivos, alarmes e estatística de sensores IoT. SDK para Mobile, possibilita a adição de serviços de UCaaS nas Apps de negócio que existam nos seus clientes. Por último, REST API, para automatizar toda a operação e gestão do Rainbow através das aplicações existentes.

Desta forma, será possível desenvolver serviços diferenciadores, adaptados aos requisitos de cada mercado vertical (Adm. Pública, Saúde, Hotelaria,
Transportes, Finanças, Educação, …) tendo como base as funcionalidades de presença, IM, voz, vídeo e partilha de ficheiros.

 

Advertorial

Artigo produzido por Alcatel-Lucent Enterprise

 

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