Rui Pereira, Business Development Manager de Digital Ready Infrastructure / Enterprise Networks & IOT na Logicalis em 2021-9-22

REDES

Advertorial

5G: A próxima revolução empresarial

“Game Changer” e “Mudança de paradigma”, são termos frequentemente usados na indústria da tecnologia para gerar interesse e entusiasmo sobre as inovações mais recentes

5G: A próxima revolução empresarial

Rui Pereira, Business Development Manager de Digital Ready Infrastructure / Enterprise Networks & IOT na Logicalis

Este uso excessivo de adjetivos torna difícil identificar quando surge algo que realmente faz uma mudança significativa em relação a todas as outras inovações. No entanto, a tecnologia 5G é algo que realmente podemos chamar de “Game Changer”.

5G é menos de conetividade de alta velocidade e mais sobre libertar dados e capacidade de computação. Com o potencial de alimentar soluções futuras, como carros autónomos, a tecnologia 5G pode acelerar o crescimento de dispositivos de IoT de baixo custo, pois elimina a necessidade do poder de computação e armazenamento em cada dispositivo.

Há uma oportunidade enorme, para o 5G acelerar ainda mais a transformação digital dos negócios - uma excelente notícia para empresas que se suportam nas tecnologias mais recentes para progredir.

Maior competitividade empresarial com a adoção de 5G

Prevê-se que com o crescente número de use cases de 5G, as empresas que adotem rapidamente esta tecnologia possam expandir o seu potencial de receitas. De acordo com a PwC, o 5G deverá impactar em cerca de 1,08 B dólares o PIB mundial, já em 2030.

Estima-se que o setor de saúde seja um dos maiores beneficiários, prevendo que o 5G possa levar a melhores resultados, desde a entrega ultrarrápida de equipamentos de emergência por drones, até ao aumento da monitorização proativa da saúde por meio de dispositivos.

Paralelamente o setor das utilities também sentirá uma grande evolução potenciada pelo 5G, sobretudo através da gestão inteligente de utilizadores, que se refletirá numa utilização mais eficiente de energia, melhor gestão de resíduos, menor desperdício de água, etc.

O seu setor pode beneficiar com o 5G? À medida que a transformação digital se expande por todos os negócios, a resposta é sim. O número de dispositivos conetados deve crescer para 48 biliões nos próximos dois anos.

O 5G irá tornar-se uma parte fundamental dos planos estratégicos das empresas no futuro, com a velocidade de adoção, o que significa que o momento de começar a agir é agora.

Aproveitar a oportunidade 5G

O 5G agrega valor como parte de uma jornada de transformação digital, com plataformas como a Microsoft, adquirindo recursos para explorar esta tecnologia e adicionando o seu capital aos biliões de dólares que estão a ser investidos na construção de redes.

Muitos dos use cases que serão triviais daqui a uma década estão ainda em fase embrionária. A chave é ser ágil o suficiente para explorá-los quando se desenvolverem.

Em breve, aparecerão as primeiras redes de negócios 5G. Durante a criação destas redes, será essencial para as organizações fazerem parceria com um IT service provider inovador, que permita que a empresa desbloqueie o potencial ilimitado que o 5G possui. O provider certo pode garantir o sucesso no aproveitamento da oportunidade 5G, devido a décadas de experiência, juntamente com o compromisso de investir no mercado 5G e nas suas soluções.

Enquanto parceiro tecnológico que visa manter os seus clientes relevantes na economia digital, reconhecemos a possibilidade de liderar as oportunidades das jornadas do 5G. É por isso que adquirimos a Siticom, uma empresa alemã líder em projetos de redes de campus 5G. Recentemente, a Siticom e a Metaswitch, da Microsoft, criaram uma parceria estratégica para co-inovar e produzir soluções de cloud híbrida avançadas para redes 5G LTE privadas.

A especialização da Siticom em virtualização, cloud e redes de campus, junto com o 5G SA Fusion Core da Metaswitch, coloca a empresa na vanguarda das implementações de rede privada 5G em muitos locais estratégicos europeus. Esses desenvolvimentos 5G com a Siticom e Metaswitch são apenas o começo.

No futuro, a Logicalis levará esses recursos e soluções 5G a todos os mercados onde atua, para continuar a fornecer velocidade e agilidade a uma escala global. Infraestruturas de rede modernas, baseadas em tecnologias 5G serão a base de todos os negócios digitais, e serão essenciais para a resiliência e vantagem competitiva dos mesmos.

Fale connosco e saiba como poderemos ajudar a sua organização: rui.pereira [@] pt.logicalis.com

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Logicalis

TAGS

Logicalis

Recomendado pelos leitores

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN
REDES

Parceria entre Colt e Versa Networks responsável por fornecer mais de mil serviços SD WAN

LER MAIS

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP
REDES

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

LER MAIS

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego
REDES

D-Link lança novos switches para melhorar o desempenho na comutação de tráfego

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.