2014-5-30

OPINIÃO

Standard AC

Wireless AC: uma auto-estrada com seis faixas

Hoje em dia estamos mais interligados do que nunca. Com efeito, segundo a consultora Forrester, a penetração online atingiu já 75 por cento da população da Europa e quase metade dos adultos deste continente contam com dois ou mais dispositivos ligados à Internet

Wireless AC: uma auto-estrada com seis faixas

Antonio Navarro, director de Marketing e Vendas da D-Link Iberia

De todas as formas, ter mais dispositivos conectados às nossas redes resulta usualmente em problemas de largura de banda, congestionamentos e interferências, que já começam a preocupar.
O problema básico é que ultrapassámos já a capacidade das redes Wi-Fi actuais. E é aqui que entra uma nova solução: o Wireless AC. Este standard promete um cenário em que qualquer dispositivo da casa se liga à rede com a máxima velocidade e fiabilidade, independentemente do número de pessoas ligadas ou do número de redes existentes nas casas vizinhas. Os benefícios do Wireless AC são, assim, consideráveis.

O primeiro, e o mais óbvio, é um maior rendimento da rede. As redes antigas utilizam a frequência dos 2.4 GHz, que está esgotada com demasiados dispositivos wireless e que, muito provavelmente, é a frequência também usada pela rede do vizinho do lado. Além disso, esta frequência é propensa a interferências de dispositivos electrónicos, como microondas ou telefones sem fios. Como resultado, as ligações Wi-Fi caem sem razão aparente, e muitas vezes nas piores alturas. Pelo contrário, o Wireless AC utiliza a banda dos 5GHz. Com menos dispositivos e redes a usá-la, não está congestionada, pelo que o rendimento se mantém. Para entender esta diferença, pensemos num engarrafamento numa estrada com duas faixas, em que uma delas está completamente livre, permitindo velocidades maiores, enquanto a outra não sai do “pára-arranca”.

Estes melhoramentos também significam que os dispositivos Wi-Fi podem ligar-se á rede à velocidade máxima, algo praticamente impossível até agora. Podem mesmo ser separados por frequência para obter um melhor rendimento: os computadores actuais, consolas, câmaras IP e outros dispositivos que requeiram uma ligação à Internet podem usar a frequência dos 2.4 GHz, enquanto os novos dispositivos preparados para o Wireless AC se ligam a 5.0 GHz.

O Wireless AC também proporciona uma maior largura de banda. Para o Wireless N, cada canal tem uma largura de banda de 20MHz ou 40MHz, mas com o Wireless AC esta largura duplica até aos 80MHz por defeito, com a opção de usar canais de 150MHz. Prosseguindo com a analogia ao engarrafamento no trânsito, as redes antigas podem ser comparadas a uma auto-estrada com três faixas, enquanto as redes AC contam com, pelo menos, seis.

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.