2014-9-26

OPINIÃO

Jaime Palma | Distribution & Retail Account Manager, Schneider Electric Portugal

Como proteger as TI em pequenas empresas ou sucursais

Os equipamentos de TI instalados em pequenas empresas ou em sucursais de grandes empresas são, muitas vezes, colocados em locais que não favorecem a sua performance. Podemos estar a falar de equipamento colocado num armário exíguo, numa sala de economato ou mesmo uma secção no meio do escritório.

Como proteger as TI em pequenas empresas ou sucursais

Alimentar equipamentos de TI não é tão simples como ligá-los a uma tomada elétrica.

Em muitos casos, estes equipamentos de TI não têm menos importância para o negócio que os servidores alojados num Centro de Dados de última geração têm para uma grande empresa. Em ambos os casos, se os servidores forem abaixo, a empresa pode perder dinheiro ou até mesmo clientes. Por isso, o melhor é mesmo não esperar que aconteça uma catástrofe e optar por melhorar o ambiente dos equipamentos de TI e a infraestrutura associada, tomando algumas medidas fundamentais.

Potência

Alimentar equipamentos de TI não é tão simples como ligá-los a uma tomada elétrica, pois estes requerem a utilização de UPS, de forma a prevenir danos ou perda de dados em caso de falha na alimentação elétrica. Uma UPS com uma capacidade superior a 2.200 VA não pode ser alimentada através das tomadas de corrente tradicionais. Os sistemas de UPS com mais de 5kVA são normalmente ligados a quadros elétricos – o que implica a necessidade de recorrer a um eletricista.
Existem normalmente duas opções no que toca à distribuição da alimentação elétrica:

- Ligar os equipamentos de TI aos receptáculos na parte traseira da UPS;

- Ligar os equipamentos de TI a uma PDU, que é depois ligada à UPS. Este método requer que a montagem seja feita em rack.
Existem vários equipamentos de TI, nomeadamente servidores, que têm dupla alimentação, o que significa que devem ser ligados a sistemas de UPS ou PDU em rack diferentes, para manter a redundância. Melhor ainda, só mesmo ligar as UPS em circuitos diferentes, alimentados por disjuntores diferentes.

Especialmente no caso de sucursais, será boa ideia utilizar sistemas UPS que possam ser geridos remotamente, para que os gestores de TI possam receber notificações de alarmes acerca de problemas nas baterias, sobrecarga e sobreaquecimento. Além disso, algumas PDU em rack têm tomadas comutadas o que permite que um responsável de TI possa monitorizar o estado do equipamento remotamente e reiniciar um servidor com problemas, caso seja necessário.

Racks

Para muitas pequenas empresas poderá ser difícil justificar o investimento em racks, apesar de serem fundamentais para os equipamentos de TI, já que permitem uma melhor organização dos equipamentos e da cablagem e evitam que estes últimos se transformem num ninho de fios indefinido, o que proporciona ainda a redução dos tempos de paragem, bem como de erro humano.
Os racks são recomendados para cargas superiores a 2kW porque promovem um fluxo de ar apropriado para o arrefecimento dos equipamentos de TI, ajudando a isolar as correntes de ar frio e ar quente para proporcionar a temperatura de ar perfeita para todos os equipamentos.
Alguns racks têm portas com fechadura, o que fornece segurança adicional – especialmente importante em espaços com open space ou em salas de servidores sem fechadura. Este tipo de racks também podem incluir redução do ruído, de modo a impedir que o barulho das ventoinhas incomode os colaboradores.
O facto de as TI não estarem alojadas num Centro de Dados tradicional não significa que não sejam vitais para a empresa, pelo que é necessário, cada vez mais, protegê-las da forma mais adequada.

www.schneiderelectric.pt/

Recomendado pelos leitores

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados
OPINIÃO

As novas regras do jogo: O Imperativo dos Serviços Industrializados

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.