Miguel Carvalho Marques, advogado do departamento de TMT & PI da CCA em 2021-3-16

OPINIÃO

Legal

“Club” 2k21 – cartografia de um problema em mutação

Mostra-se anacrónico como em 2021 o conceito “club” consegue ganhar espaço numa sociedade que se quer aberta e inclusiva – quer enquanto referência a uma pretensa exclusividade, quer como prática quase ritualista e iniciática junto de um grupo com certas e determinadas afinidades

“Club” 2k21 – cartografia de um problema em mutação

Miguel Carvalho Marques, advogado do departamento de TMT & PI da CCA

Enquanto certas instituições quase fin-de- -siecle insistem (decadentemente) em manter-se presentes em determinados ciclos de norte a sul de Portugal, outras – mais democráticas – tendem a penetrar nos nossos smartphones. Falamos do Clubhouse, coqueluche da última dezena de meses, ao acesso de todo e qualquer um que tenha um dispositivo iOS, um “convite” ou se sujeite à sempre humilhante “lista de espera”. Mas enquanto os acessos às primeiramente enunciadas bolhas da vida real tendem a cobrar uma “anuidade”, “mensalidade ou “contribuição, o Clubhouse nada cobra.

A dimensão do Clubhouse não é desprezível, nem se profetiza que se torne num epifenómeno das redes sociais. Assentando numa espécie de meio-termo entre o podcast e o sempre irritante áudio do whatsapp, tem vindo a alimentar-se de um hype que conduziu à marca dos dez milhões de downloads e a uma avaliação que ascende aos mil milhões de dólares. Elon Musk, Kevin Hart, Drake e Oprah Winfrey são admiradores da aplicação que procura colocar a tónica no “social”, por via da “edificação” de salas dedicadas a determinadas matérias, em detrimento dos obsoletos grupos e em que os “influencers”, meritoriamente, são promovidos a “moderadores de sala”. Chegou mesmo a ser um safe haven para a dissidência política da República Popular da China. A simplificação é notória e as vantagens da aplicação parecem claras a ponto de a podermos apelidar – veja-se o paradoxo – de “inclusiva”: não existem filtros nem realidades fotográficas alternativas à vida real. Não existe body-shaming nem slut-shaming. O shaming é deixado à porta ou melhor, reside só e apenas no sistema operativo do smartphone que transportamos no bolso.

Contudo, muitas têm sido as fragilidades apontadas, nomeadamente quanto à sempre presente proteção de dados, o calcanhar de Aquiles de qualquer rede social. A primeira – notoriamente a mais amplificada por todos aqueles que já se debruçaram sobre o fenómeno – reporta à criação de “shadow profiles”, aquando do envio de convites. Ora, por via do acesso à lista telefónica do utilizador, a aplicação avalia o potencial nível de engagement com as pessoas nela inscritas. Assim, muito simplisticamente, não só é concedido o acesso a dados de terceiros, como os próprios dados são transferidos para um país terceiro à União Europeia, os Estados Unidos da América. Igualmente, mostra-se altamente vaga, quase inexistente, a natureza do tratamento de tais dados. Por outro lado, outra questão ameaça seriamente a efemeridade da voz humana na aplicação – ora, negamos desde já uma espécie de referência a Jean Cocteau, mas a verdade é que o discurso direto, alegadamente efémero permanece armazenado, “solely for the purpose of supporting incident investigations”. Ora, como já veio a sempre atenta Forbes teorizar, tal abre uma interessante caixa de Pandora, remetendo para o juízo da Alpha Exploration Co., Inc. (titular da aplicação), o que pode ou não ser considerado uma violação e a que ponto a mesma é meritória da sua atenção e investigação. Por outro lado, a sempre atenta República Federal da Alemanha, por via da Federação de Organizações de Defesa de Consumidores já notificou a Alpha Exploration da necessidade de redação da respetiva política de privacidade em língua local, sob pena de aplicação do respetivo quadro sancionatório – algo que não nos espanta, dado o ordenamento jurídico alemão ter sido dos primeiros em solo europeu a debruçar-se sobre a problemática dos influencers.

Estas questões já movem inflamadas discussões nas redes profissionais e blogues. Resta saber se a intensidade das mesmas acompanhará o crescimento do Clubhouse.

Recomendado pelos leitores

Como a IA Generativa está a transformar o mundo dos negócios
OPINIÃO

Como a IA Generativa está a transformar o mundo dos negócios

LER MAIS

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud
OPINIÃO

A AI desencadeia uma revolução no networking da Cloud

LER MAIS

La vía portuguesa de hacer política
OPINIÃO

La vía portuguesa de hacer política

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.