Rui Damião em 2025-5-06
A Xerox celebrou os seus 60 anos em Portugal e revela que, ao longo dos anos, os Parceiros foram fundamentais e, atualmente, mais de 90% das vendas da empresa em Portugal são feitas através do Canal
A Xerox está a celebrar o seu 60.º aniversário em Portugal. Durante seis décadas, a empresa tem sido “um motor de inovação e transformação digital”, explica a empresa em comunicado, acrescentando que apoia as “empresas e organizações na sua jornada rumo à eficiência organizacional”. A jornada da Xerox em Portugal teve início em 30 de março de 1965 com a introdução do Modelo Xerox 914, que realizava sete cópias por minuto e que revolucionou ao fazer a primeira xerocópia em Portugal. Ao longo dos anos, a empresa introduziu inovações no mercado, desde a cópia em papel comum até a integração de IoT, transformando os multifuncionais em soluções inteligentes. Parcerias como elemento fundamentalEm entrevista com o IT Channel, David Alcaide, Diretor Geral da Xerox Portugal e Espanha, explica que “mais de 90% das vendas da Xerox em Portugal” são realizadas através de distribuidores e “a estratégia voltada para as Parcerias tem sido um dos pilares do sucesso da Xerox no país”. Para David Alcaide, a capacidade de adaptação dos Parceiros tem sido vital. O Canal conseguiu “incorporar todas as inovações, adquirir competências de forma profissional e aprimorar constantemente suas ferramentas”. Uma prática exemplar de alguns Parceiros é, por exemplo, a realização de reuniões semanais com simulações de vendas, onde os vendedores praticam a venda de dispositivos para aprimorar as suas habilidades, destaca Alcaide. A Xerox tem vindo a implementar diversas iniciativas para aprimorar a sua colaboração com os Parceiros de distribuição. Nos últimos tempos, foi dedicada uma equipa à distribuição para ouvir as necessidades dos Parceiros e inovar constantemente, afirma o responsável. Uma das novidades recentemente apresentadas em Las Vegas é um sistema de inteligência artificial para agilizar processos. Alcaide revela que quando um Parceiro solicita preços especiais, esse pedido é analisado por um sistema de inteligência artificial para uma resposta imediata, sem ter de esperar dias, semanas ou meses por uma resposta. Outras medidas incluem o lançamento de uma plataforma global para os Parceiros partilharem ideias, requisitos ou feedback, acedida pela alta gestão da Xerox em todo o mundo. Um futuro promissor“Para os Parceiros, o futuro é muito promissor”, explica David Alcaide, reforçando que “existe uma estratégia claramente definida desde há dois anos que está a ser levada à risca”. Recentemente, a Xerox adquiriu uma empresa de serviços de IT nos Estados Unidos e o objetivo da fabricante passa, também, por crescer na parte de serviços de IT. “Muitos dos serviços que esta empresa faz podem ser vendidos como um serviço por parte dos distribuidores”, o que permite aos Parceiros “diversificar as suas ofertas, expandir os seus negócios e investir em novas áreas”. Segundo a própria Xerox, Portugal detém a maior participação de mercado da Xerox em todo o mundo, sendo líder em todos os segmentos a nível nacional. A empresa faturou 48 milhões de dólares. Aquisições em cursoA aquisição da Lexmark em 2025 e 2026 trará mudanças significativas para a Xerox. Alcaide destaca que esta aquisição é aguardada pelo Canal, uma vez que vai “fortalecer o segmento de mercado A4 onde a Lexmark é líder devido aos seus equipamentos de qualidade e preços acessíveis”. Com 32 anos de experiência na Xerox, o Diretor-Geral menciona que esta aquisição é muito aguardada e necessária tanto para a Xerox quanto para os seus distribuidores. “O impacto será muito positivo porque vamos fortalecer essa parte do mercado onde a Lexmark é líder, e é líder porque tem bons equipamentos e com preços de aquisição muito económicos”, explica David Alcaide. |