Rui Damião em 2025-5-06

BIZ

Xerox: “A estratégia voltada para as Parcerias tem sido um dos pilares do sucesso em Portugal”

A Xerox celebrou os seus 60 anos em Portugal e revela que, ao longo dos anos, os Parceiros foram fundamentais e, atualmente, mais de 90% das vendas da empresa em Portugal são feitas através do Canal

Xerox: “A estratégia voltada para as Parcerias tem sido um dos pilares do sucesso em Portugal”

A Xerox está a celebrar o seu 60.º aniversário em Portugal. Durante seis décadas, a empresa tem sido “um motor de inovação e transformação digital”, explica a empresa em comunicado, acrescentando que apoia as “empresas e organizações na sua jornada rumo à eficiência organizacional”.

A jornada da Xerox em Portugal teve início em 30 de março de 1965 com a introdução do Modelo Xerox 914, que realizava sete cópias por minuto e que revolucionou ao fazer a primeira xerocópia em Portugal. Ao longo dos anos, a empresa introduziu inovações no mercado, desde a cópia em papel comum até a integração de IoT, transformando os multifuncionais em soluções inteligentes.

Parcerias como elemento fundamental

Em entrevista com o IT Channel, David Alcaide, Diretor Geral da Xerox Portugal e Espanha, explica que “mais de 90% das vendas da Xerox em Portugal” são realizadas através de distribuidores e “a estratégia voltada para as Parcerias tem sido um dos pilares do sucesso da Xerox no país”.

Para David Alcaide, a capacidade de adaptação dos Parceiros tem sido vital. O Canal conseguiu “incorporar todas as inovações, adquirir competências de forma profissional e aprimorar constantemente suas ferramentas”. Uma prática exemplar de alguns Parceiros é, por exemplo, a realização de reuniões semanais com simulações de vendas, onde os vendedores praticam a venda de dispositivos para aprimorar as suas habilidades, destaca Alcaide.

A Xerox tem vindo a implementar diversas iniciativas para aprimorar a sua colaboração com os Parceiros de distribuição. Nos últimos tempos, foi dedicada uma equipa à distribuição para ouvir as necessidades dos Parceiros e inovar constantemente, afirma o responsável.

Uma das novidades recentemente apresentadas em Las Vegas é um sistema de inteligência artificial para agilizar processos. Alcaide revela que quando um Parceiro solicita preços especiais, esse pedido é analisado por um sistema de inteligência artificial para uma resposta imediata, sem ter de esperar dias, semanas ou meses por uma resposta. Outras medidas incluem o lançamento de uma plataforma global para os Parceiros partilharem ideias, requisitos ou feedback, acedida pela alta gestão da Xerox em todo o mundo.

Um futuro promissor

Para os Parceiros, o futuro é muito promissor”, explica David Alcaide, reforçando que “existe uma estratégia claramente definida desde há dois anos que está a ser levada à risca”.

Recentemente, a Xerox adquiriu uma empresa de serviços de IT nos Estados Unidos e o objetivo da fabricante passa, também, por crescer na parte de serviços de IT. “Muitos dos serviços que esta empresa faz podem ser vendidos como um serviço por parte dos distribuidores”, o que permite aos Parceiros “diversificar as suas ofertas, expandir os seus negócios e investir em novas áreas”.

Segundo a própria Xerox, Portugal detém a maior participação de mercado da Xerox em todo o mundo, sendo líder em todos os segmentos a nível nacional. A empresa faturou 48 milhões de dólares.

Aquisições em curso

A aquisição da Lexmark em 2025 e 2026 trará mudanças significativas para a Xerox. Alcaide destaca que esta aquisição é aguardada pelo Canal, uma vez que vai “fortalecer o segmento de mercado A4 onde a Lexmark é líder devido aos seus equipamentos de qualidade e preços acessíveis”. Com 32 anos de experiência na Xerox, o Diretor-Geral menciona que esta aquisição é muito aguardada e necessária tanto para a Xerox quanto para os seus distribuidores.

O impacto será muito positivo porque vamos fortalecer essa parte do mercado onde a Lexmark é líder, e é líder porque tem bons equipamentos e com preços de aquisição muito económicos”, explica David Alcaide.

ARTIGOS RELACIONADOS

Xerox chega a acordo para adquirir Lexmark
BIZ

Xerox chega a acordo para adquirir Lexmark

LER MAIS

Xerox lança PrimeLink C9200 com tecnologia de ponta
HARD

Xerox lança PrimeLink C9200 com tecnologia de ponta

LER MAIS

Xerox lança novas impressoras multifunções com ferramentas de IA
HARD

Xerox lança novas impressoras multifunções com ferramentas de IA

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Trump recua nas tarifas sobre tecnologia chinesa
BIZ

Trump recua nas tarifas sobre tecnologia chinesa

LER MAIS

Trump suspende tarifas: mas há luz para além da dor?
BIZ

Trump suspende tarifas: mas há luz para além da dor?

LER MAIS

Ricoh Portugal nomeia nova Country Manager
BIZ

Ricoh Portugal nomeia nova Country Manager

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.