Filipe Frasquilho, Diretor de Desenvolvimento de Negócio Datacenter & Cloud da IP Telecom em 2022-6-20

NEGÓCIOS

Advertorial

XaaS - Que modelos Cloud são adequados à sua organização?

Como identificar e saber quais os serviços cloud que trazem valor e maximizam os benefícios para as organizações.

XaaS - Que modelos Cloud são adequados à sua  organização?

Filipe Frasquilho, Diretor de Desenvolvimento de Negócio Datacenter & Cloud da IP Telecom

 

A constante aceleração para o digital transformou a utilização dos modelos Cloud tradicionais (IaaS, PaaS e SaaS) em soluções simples e básicas que, por vezes, não respondem de forma objectiva e rentável às necessidades e aos desafios das organizações. Conhecer e compreender qual o modelo e os serviços cloud adequados para o negócio no curto e no longo prazo são das principais dificuldades existentes.

Quando há mais de quinze anos se iniciou o Boom da externalização dos recursos humanos de IT o chamado Outsoursing, verificamos que passado alguns anos o foco foi alterado para serviços geridos (Managed Services), isto é, mas focado, mais simples e, em princípio, menos oneroso (soluções partilhadas em vez de dedicadas). O mesmo aconteceu com a externalização do Datacenter, primeiro numa ótica de Housing (equipamentos próprios e dedicados em espaço físico partilhado), depois de Hosting (equipamentos alugados em espaço físico partilhado), finalizando na Cloud (Infraestrutura partilhada). Se nos primeiros dois exemplos a motivação era financeira no que toca ao IaaS existe claramente outras motivações com uma importância crescente: agilidade e velocidade. 

As organizações estão cada vez mais focadas no seu negócio e necessitam de consumir serviços de forma flexível e rápida. O conceito de XaaS (Everything as a Service) que proporciona a interactividade, incrementação e adaptação continua de forma ágil e optimizada de serviços e processos tem ganho uma maior preponderância nos mercados, no entanto este conceito tem alguns desafios para as organizações, nomeadamente a componente transversal de segurança, privacidade e soberania dos dados, mas também com a questão do chamado vendor lock-in onde a organização fica refém dos fornecedores de serviços.

É fácil perceber que à medida que o nível de maturidade das organizações aumenta com o uso de vários serviços Cloud, maior é o risco de envolvimento destes para com serviços futuros desta natureza, criando mais dependências entre si e uma probabilidade mais elevada da componente Lock-in. 

A agilidade e velocidade que estas soluções trazem é fundamental para a resposta que as organizações necessitam. As ofertas locais com presença global, onde seja possível promover a mobilidade sem lock-in, baseadas em soluções de abstração completa que permitam a interoperabilidade entre clouds, está a crescer e a trazer grandes benefícios para as organizações, traduzindo-se no aumento de produtividade, inovação, segurança e consequente redução de custos.

Agilidade, velocidade e a segurança e privacidade?

Nos dias de hoje colocam-se um conjunto de questões muito importantes: como ser ágil e veloz garantindo a segurança e a privacidade? Quais os modelos cloud que melhor servem a minha organização? Como preparo a minha organização para tirar partido do XaaS? – a resposta está na análise da maturidade e exposição que cada organização tem no seu ecossistema de negócio onde os serviços cloud são fundamentais para a organização dar respostas de acordo com as suas necessidades de inovação e simplificação de processos de modo a estar mais próximo dos clientes, sem perder ou descorar os níveis de segurança e privacidade que a lei obriga, garantindo os níveis que o negócio estabeleceu. Cada organização deve efetuar um assessment do seu nível de maturidade nas componentes de Cibersegurança e privacidade de modo a definir quais os serviços XaaS a utilizar.

Qualquer que seja o XaaS (IaaS, PaaS, BaaS, DaaS, DRaaS, etc), a IP Telecom tem a capacidade de ajudar as empresas a identificar onde estão as melhores oportunidades de mudança para serviços cloud com o mínimo de impacto, com segurança, e suportado em equipas próprias especializadas.

 

Info: iptelecom.pt

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela IP Telecom

TAGS

IP Telecom

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.