Nuno Afonso, CTO da Érre Technology em 2021-7-13

BIZ

Advertorial

Virtualização 2.0

O mundo tal como o conhecíamos tem vindo a mudar rapidamente. Hoje em dia esperamos aceder às nossas aplicações e aos servidores que as alojam, de forma segura, contínua e sem falhas, num horário alargado (24x7), a partir de qualquer tipo de dispositivo e em qualquer lugar

Virtualização 2.0

Nuno Afonso, CTO da Érre Technology

A informação recolhida em todos os processos de negócio, a proliferação de dispositivos e as expetativas dos utilizadores / consumidores estão a crescer exponencialmente. Até os nossos métodos laborais foram alterados com o advento da pandemia da COVID-19.

Todos estes fatores exigem às organizações um rápido acompanhamento destas novas tendências e uma adaptação célere a este novo “normal”. O focus passou a estar na eficiência, na maior proximidade ao cliente e na otimização de custos.

No IT, uma das tecnologias que melhor endereça estas necessidades é a virtualização, sendo que a mesma é cada vez mais utilizada nas infraestruturas computacionais. Os benefícios são imensos, desde a redução de custos, a otimização de recursos computacionais, o aumento da eficiência, maior rapidez no aprovisionamento de aplicações e recursos, entre outros.

A virtualização também está a evoluir e a adaptar-se aos novos desafios. Anteriormente apenas tínhamos proliferação da tecnologia de virtualização de servidores, permitindo que vários sistemas operativos fossem executados num único servidor físico utilizando o conceito de máquinas virtuais.

Hoje em dia, as necessidades evoluíram e há uma maior necessidade das tecnologias de virtualização de redes, virtualização de desktops, virtualização de aplicações ou virtualização multicloud. A virtualização de redes permite emular uma rede física, mas com maiores benefícios operacionais. Esta tecnologia fornece serviços e dispositivos lógicos de rede, tais como switches, routers, firewalls ou balanceadores de carga. A virtualização de desktops permite responder rapidamente às novas necessidades das organizações, nomeadamente o trabalho remoto, permitindo que desktops e aplicações passem a ser fornecidos com rapidez e agilidade a colaboradores internos ou externos. A virtualização de aplicações consiste num único pacote de software, conhecido como container, que mantém todas as bibliotecas necessárias para a execução daquela aplicação, permitindo assim que esta possa ser executada em diferentes máquinas físicas ou virtuais. Por último, a virtualização multicloud permite tirar partido das vantagens de inovação e liberdade que cada cloud oferece, aliada à simplicidade das mesmas.

A virtualização 2.0 fornece todas as tecnologias descritas anteriormente, assim como diversas outras funcionalidades consideradas críticas para uma gestão eficiente dos data centers modernos. Algumas dessas funcionalidades são identificadas de seguida:

  • Visibilidade de cada camada aplicacional, de rede, de storage ou dos recursos computacionais;
  • Otimização de recursos computacionais e energéticos;
  • Always on, utilizando tecnologias de alta disponibilidade e recuperação de desastre;
  • Análise e imputação de custos baseada nos consumos computacionais;
  • Automatização e facilidade na criação de recursos computacionais virtuais ou recursos aplicacionais.

A virtualização 2.0 é essencial para a otimização, disponibilidade, redundância, elasticidade e segurança de um data center moderno. Esta tecnologia veio para ficar, seja qual for a solução utilizada.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Érre Technology

Recomendado pelos leitores

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B
BIZ

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B

LER MAIS

Eaton lança campanha para atualizar sistemas UPS
BIZ

Eaton lança campanha para atualizar sistemas UPS

LER MAIS

Empresa portuguesa anuncia Parceria com o CERN
BIZ

Empresa portuguesa anuncia Parceria com o CERN

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.