2018-1-16

BIZ

Vendas smartphones a crescer

Segundo a GfK, as vendas de PC caíram 4,1% em 2017, acompanhadas pela queda de 12,5% nos tablets, mas as vendas de smartphones cresceram globalmente em 4%

Vendas smartphones a crescer

De acordo com os dados da GfK, as vendas de PC e laptops caiu 4,1% em 2017, com 244 milhões de unidades vendidas, e espera-se que continuem a cair 2,2% este ano. A consultoria antecipa que as vendas de PC tudo-em-um e desktop diminuirão mais do que o mercado de PC como um todo em 2018, com prospeções particularmente fracas na Europa Central e América do Norte.

Quanto aos tablets, uma análise do mercado global de tablets multimédia mostra que a força na China e nos mercados em desenvolvimento asiáticos foi mais do que compensada pela fraqueza na Europa, Oriente Médio, África e mercados emergentes na Ásia. Como resultado, o mercado de tablets diminuiu 12,5% em 2017, com 131 milhões de unidades e, de acordo com as previsões, diminuirá 8% em 2018.

Com a crescente penetração no mercado de tablets e a subsequente diminuição da procura por esta categoria de produtos, a reposição de dispositivos de computação orientados para a produtividade foi renovada. Particularmente nas regiões desenvolvidas, isto está a ajudar a impulsionar a procura de laptops conversíveis ultrafinos e design-oriented, que acabará por abrir caminho para mais dispositivos premium. Os tablets convertíveis são apenas parcialmente capazes de parar a tendência negativa de tablets em todo o mundo.

Em relação ao mercado de smartphones, a GfK ressalta que a procura aumentou globalmente em 4% em 2017, com 1.470 unidades vendidas, e está prevista para crescer de forma semelhante em 2018. Telefones premium, com telas maiores, mais poder processamento e vida útil da bateria mais longa, continuam a dirigir o mercado e definir records de vendas. E, embora as vendas da maioria dos telefones básicos sejam previstas diminuir em 2% em relação ao ano anterior, estes ainda são populares nos mercados desenvolvidos, especialmente entre consumidores mais idosos.

Finalmente, a consultora aponta que 2017 foi um ano de queda nas vendas de TVs, com uma queda de 3,7% e 220 milhões de unidades vendidas. Mas a queda deve ser temporária devido à fraqueza na China e na região EMEA, e espera-se um crescimento adicional em 2018 e nos próximos anos. Como os smartphones premium, as televisões são cada vez maiores, mais nítidas e inteligentes. E os consumidores estão dispostos a gastar dinheiro em ambos os produtos: a tela pequena do smartphone e a tela grande da televisão.

Recomendado pelos leitores

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B
BIZ

Chip7 celebra 30 anos com aposta no crescimento de lojas, comércio online e mercado B2B

LER MAIS

Eaton lança campanha para atualizar sistemas UPS
BIZ

Eaton lança campanha para atualizar sistemas UPS

LER MAIS

Empresa portuguesa anuncia Parceria com o CERN
BIZ

Empresa portuguesa anuncia Parceria com o CERN

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

IT CHANNEL Nº 107 MAIO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.