2022-4-25

NEGÓCIOS

Vendas mundiais de smartphones recuam 11%

Segundo dados da Canalys, as vendas mundiais de smartphones diminuíram 11% no primeiro trimestre de 2022 devido às condições económicas pouco favoráveis

Vendas mundiais de smartphones recuam 11%

As vendas mundiais de smartphones caíram 11% devido a condições económicas desfavoráveis e uma procura sazonal lenta no primeiro trimestre de 2022, indica a Canalys.

Segundo os dados mais recentes da Canalys, a Samsung liderou o mercado com uma quota de mercado de 24%, crescendo em relação à quota de 19% que atingiu no último trimestre de 2021, até porque o fabricante renovou o seu portfólio. A Apple aparece na segunda posição, com um primeiro trimestre sólido graças à crescente procura pelo iPhone 13. A Xiaomi ficou em terceiro lugar devido ao desempenho da série Redmi Note. A Oppo (incluindo OnePlus) e Vivo completam os cinco primeiros com 10% e 8% de quota de mercado.

Vendas mundiais e quota de mercado de smartphones (Primeiro Trimestre de 2022)

Fabricante Quota de Mercado Q1 2021 Quota de Mercado Q1 2022
Samsung 22% 24%
Apple 15% 18%
Xiaomi 14% 13%
Oppo 11% 10%
Vivo 10% 8%
Outros 28% 27%

Estimativas preliminares sujeitas a confirmação final
Nota: OnePlus incluída nas vendas da Oppo
Fonte: Canalys Estimates (sell-in shipments), Smartphone Analysis, Abril 2022

 

Apesar da incerteza nos mercados globais, os principais fornecedores aceleraram o seu crescimento pela ampliação dos portfólios de dispositivos para 2022”, explica, em comunicado, o analista da Canalys Sanyam Chaaurasia. “Enquanto o iPhone 13 continua a capturar a procura do consumidor, o novo iPhone SE lançado em março está a tornar-se num importante driver de volume de alcance para a Apple. A um preço semelhante ao seu predecessor, oferece um chipset atualizado e melhor desempenho da bateria e adiciona a conectividade 5G que os operadores exigem. Ao mesmo tempo, a Samsung aumentou a produção de uma série popular para competir agressivamente no segmento médio de baixo custo, refrescando o seu portfólio de 2022, incluindo a sua série Galaxy S22. Enquanto os fornecedores chineses ainda estão a sofrer restrições de fornecimento na extremidade baixa, a sua expansão global está a ser prejudicada por uma desaceleração no seu mercado de origem”.

O mercado global de smartphones foi retido por um ambiente de negócios inquieto no primeiro trimestre”, referiu, em comunicado, Nicole Peng, Canalys VP Mobility. “Os mercados viram um pico de casos COVID-19 devido à variante da Omicron, embora as hospitalizações mínimas e altas taxas de vacinação tenham ajudado a normalizar a atividade do consumidor rapidamente. Os fornecedores enfrentam a grande incerteza devido à guerra da Rússia-Ucrânia, os lockdowns da China e a ameaça de inflação. Tudo isso acrescenta à tradicionalmente lenta procura sazonal. Os fornecedores devem equipar-se para responder rapidamente às oportunidades e riscos emergentes enquanto permanecem focados nos seus planos estratégicos de longo prazo. A boa notícia é que a dolorosa escassez de componentes pode melhorar mais cedo do que o esperado, o que certamente ajudará a aliviar as pressões de custo”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vendas de smartphones dobráveis ultrapassam as 30 milhões de unidades em 2024
NEGÓCIOS

Vendas de smartphones dobráveis ultrapassam as 30 milhões de unidades em 2024

LER MAIS

Mercado de smartphones volta aos níveis pré-pandémicos
NEGÓCIOS

Mercado de smartphones volta aos níveis pré-pandémicos

LER MAIS

Apple recupera liderança no mercado global de smartphones
NEGÓCIOS

Apple recupera liderança no mercado global de smartphones

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Broadcom vende antiga divisão da VMware
NEGÓCIOS

Broadcom vende antiga divisão da VMware

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.