2022-11-19
Com os constrangimentos da cadeia de valor a impactarem o mercado ainda no terceiro trimestre, as vendas do mercado de impressão na Europa Ocidental diminuíram 6,7%
As vendas do mercado de impressão da Europa Ocidental diminuíram 6,7% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior, para um total de 3,8 milhões de unidades, de acordo com os novos dados da IDC. Contudo, o valor das vendas aumentou 7,2% para 1,935 mil milhões de dólares. Os analistas afirmam que os constrangimentos da cadeia de valor continuam a afetar o mercado e só serão totalmente resolvidos em 2023. Os dados notam também que algumas marcas estão a ter dificuldades em satisfazer as exigências dos consumidores e das empresas, enquanto outras se estão a aproveitar dos desafios e a gerar oportunidades para aumentar as vendas. “Os dispositivos acabados de fabricar ainda estão a ser usados para satisfazer as encomendas em todo o setor e alguns estão a ter dificuldades maiores do que outros com os inventários, o que significa que essas marcas com maiores níveis de stock estão a ver as suas vendas aumentarem, e as questões de oferta e procura provavelmente continuarão bem em 2023, pelo menos para alguns”, afirma Phil Sargeant, senior program director em Western European Imaging, Hardware Devices e Document Solutions na IDC. As vendas de impressoras de jato de tinta diminuíram 13,92% no terceiro trimestre, com os dispositivos de consumo a diminuir 13,7% em comparação com o ano anterior, e os dispositivos de jato de tinta empresariais a diminuir 15,2%. A nível global, as vendas de laser aumentaram 14,9%, mas é de notar que o trimestre homólogo de 2021 foi um dos piores trimestres registados na categoria. As vendas de cores registaram um aumento de 12,9% e as vendas monocromáticas um aumento de 16,2%. O segmento monocromático de impressora de função única A4 continuou a ser o maior segmento seguido do segmento monocromático A4 multifunções, refere a IDC. A HP mantém a liderança global do mercado de impressão com uma quota de 38%, apesar das vendas terem diminuído. Já a Canon foi das marcas mais bem-sucedidas nas vendas, que aumentaram significativamente, em particular no segmento de jato de tinta, com 23,9% de quota de mercado. |