2022-11-15

NEGÓCIOS

Vendas do Grupo Esprinet em Portugal com aumento de 6% nos primeiros nove meses de 2022

O mês de outubro registou um aumento de 13% das vendas, com um aumento de 22% na área de soluções com elevada margem de lucro

Vendas do Grupo Esprinet em Portugal com aumento de 6% nos primeiros nove meses de 2022

O Grupo Esprinet revelou os seus mais recentes resultados até 30 de setembro de 2022. Em Portugal, as vendas do Grupo ascenderam a 74,8 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que equivale a um aumento de 6%, num mercado que registou um crescimento de 11%.

De acordo com Alessandro Cattani, CEO da Esprinet, o primeiro semestre de 2022 “refletiu uma comparação bastante desafiadora face a 2021”. No segundo semestre é “expectável um aumento acentuado da rentabilidade, devido à disponibilidade renovada de produtos e ao rápido crescimento do segmento de clientes empresariais nas linhas de produtos de alta margem de lucro”.

No terceiro e no início do quarto trimestre, os resultados poderiam ter sido melhores “se parte significativa dessas vendas e respetivas margens de lucro, fruto do mecanismo de Revenue Recognition, não tivessem sido movimentadas e contabilizadas em outubro, devido a uma concentração anómala de vendas nos últimos dois dias do trimestre”.

Em relação ao período homólogo, o mês de outubro registou um aumento de 13% das vendas, com um aumento de 22% na área de soluções com elevada margem de lucro.

“Começam a materializar-se os primeiros efeitos do plano de redução de stocks, com destaque para os de Ecrãs, destinados ao segmento B2C, para os quais o índice de confiança também está a aumentar (face à melhoria que se tem vindo a verificar ao nível do capital investido). A implementação do nosso Plano de Negócios, que visa aumentar o ‘peso’ das linhas de produtos definidas como Soluções e as linhas da área de Serviços (para além das vendas a clientes revendedores de TI), continua em linha com as expetativas”, acrescentou Alessandro Cattani.

O CEO da Esprinet destacou ainda a recente aquisição da Bludis, a distribuidora especializada na área de software que permite aumentar a presença do grupo neste setor.

Nos últimos dois meses, o segmento de Renting teve uma aceleração, que se traduziu no triplo de contratos assinados quando comparado com o início do ano.

“Tendo em vista os resultados do terceiro trimestre, acabado de encerrar, e os sinais positivos que constatamos no início do quarto trimestre (apesar da devida cautela em função do contexto macroeconómico ainda muito incerto), reafirmamos as expetativas de crescimento da rentabilidade, com um objetivo de EBITDA Ajustado, que se encontra atualmente em torno dos cerca de 93 milhões de euros, significando um aumento, em relação ao ano anterior, de aproximadamente +8% (que já havia registado um recorde histórico de rentabilidade líquida para o nosso Grupo)", concluiu o CEO da Esprinet.

Em termos globais, as vendas de contratos com clientes ascenderam a 3217.7 milhões de euros, um valor alinhado com o período homólogo (primeiros nove meses de 2021). A contribuir para estes resultados consolidados está o desempenho do terceiro trimestre (+7% face a 2021).

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