2022-6-07

NEGÓCIOS

Vendas de True Wireless Stereo crescem 17% no primeiro trimestre de 2022

Apesar dos vários constrangimentos atuais que assolam os mercados, o segmento de vendas de dispositivos de TWS atingiu 68,2 milhões de unidades

Vendas de True Wireless Stereo crescem 17% no primeiro trimestre de 2022

As vendas globais de True Wireless Stereo (TWS) atingiram 68,2 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2022, indica a Canalys. A Apple, a Samsung e a Xiaomi mantiveram as três primeiras posições, contudo, apenas a Apple cresceu nas vendas (14%).

A linha AirPods da Apple cresceu 3% para atingir 19,3 milhões de unidades vendidas, enquanto a Beats by Dre, submarca de áudio da Apple, contribuiu com um crescimento mais significativo, aumentando 553% para atingir 2,4 milhões de unidades – forte desempenho impulsionado pela popularidade dos Studio Buds e pelo recém-lançado Fit Pro, explica a Canalys.

Entre os cinco principais fornecedores, a Skullcandy e a Edifier ganharam quota de mercado enquanto os três restantes decresceram. Desde o terceiro trimestre de 2021, TWS continua a ser a única categoria em crescimento, levando ao crescimento global de 4% no mercado mundial de áudio pessoal inteligente.

Jason Low, Principal Analyst da Canalys, afirma que, “ao contrário dos AirPods da Apple e das gamas Galaxy Buds da Samsung, os dispositivos de submarcas podem sair da filosofia de design central dos fornecedores e desenvolver os seus próprios estilos e nichos únicos. As opções de variedade e personalização são vitais num mercado onde a homogeneização do design e do recurso são comuns". Foi o caso da Samsung, cuja linha Galaxy Buds TWS caiu 13%, enquanto as vendas da subsidiária Harman, a JBL, cresceram 31%.

As estimativas da Canalys mostram que o preço médio de venda (ASP, na sigla em inglês) dos cinco principais fornecedores de TWS caiu para 144 dólares no primeiro trimestre de 2022, de 153 no mesmo período do ano passado. "Players como a Skullcandy, a Edifier e a JBL conseguiram escalar depois de duplicarem o segmento abaixo dos 50 dólares, contribuindo para o declínio do ASP", afirma a research analyst da Canalys, Sherry Jin. 

Acrescenta: “equipamentos altamente comoditizados, como dispositivos TWS mais baratos são suscetíveis de suportar o peso do aumento dos custos e da inflação. As perspetivas de mercado globais incertas vão dificultar a confiança dos consumidores e enfraquecer a procura. Além da diminuição da procura, um segmento de entry-level saturado, o aumento dos custos e os constrangimentos de oferta também aumentam os problemas dos fornecedores".

"Os fornecedores devem agora explorar nichos, como TWS para casos de uso de mobile gaming, trabalho e fitness. Estas são áreas-chave onde os fornecedores podem criar sub-categorias que apenas algumas marcas podem possuir e ter impacto num mercado lotado. Esta estratégia vai ter sucesso no mundo pós-pandémico, em que os utilizadores vão continuar a alargar os seus hábitos de audição ao quotidiano e aos ambientes de trabalho híbridos", completa a analista.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado mundial de dispositivos true wireless regista menor crescimento dos últimos três anos
NEGÓCIOS

Mercado mundial de dispositivos true wireless regista menor crescimento dos últimos três anos

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.