2025-3-08

BIZ

Vendas de dispositivos inteligentes de áudio crescem 11,2% em 2024

A inovação em mercados emergentes e a integração de ecossistemas impulsionaram um crescimento de 11,2% nas vendas globais de dispositivos de áudio pessoal inteligente em 2024

Vendas de dispositivos inteligentes de áudio crescem 11,2% em 2024

Segundo a Canalys, as últimas previsões indicam que as vendas globais de dispositivos inteligentes de áudio pessoal alcançaram 455 milhões de unidades em 2024, representando um crescimento anual de 11,2%. Todas as categorias de produtos registaram um aumento nas vendas, com a China e outros mercados emergentes a servirem como principais impulsionadores do crescimento do setor.

Embora as marcas líderes tenham mantido posições estáveis no mercado, as estratégias de diferenciação estão cada vez mais a ganhar forma”, afirma Jack Leathem, Research Analyst da Canalys.

Na categoria de ecossistema, empresas como a Apple reforçaram a sua vantagem competitiva através da integração profunda de hardware e software. Por sua vez, marcas como a Xiaomi e a Huawei estão a apostar na sua estratégia de ecossistema inteligente, tirando partido das sinergias com dispositivos IoT para melhorar a experiência do utilizador.

No segmento de áudio premium, a Sony, a Bose e a Edifier controlam cerca de 25% do mercado de auscultadores sem fios, focando-se na rentabilidade ao direcionar os seus produtos para consumidores de alto padrão, com codecs de áudio avançados, certificações de alta resolução e parcerias estratégicas com plataformas de streaming.

As marcas emergentes estão a ganhar rapidamente força através de um posicionamento preciso no mercado”, acrescenta Leathem. Empresas como a Shokz e a Cleer Audio estão a entrar com sucesso nos segmentos de desporto e saúde, apostando em designs de formato aberto.

Entretanto, a colaboração da Oladance com a AI Doubao impulsionou o desenvolvimento da tecnologia de tradução, uma abordagem amplamente replicada, que tem acelerado a expansão do produto para mercados estrangeiros com necessidades de comunicação multilingue.

De acordo com a Canalys, estas marcas emergentes também adotam estratégias de preços diferenciadas, ajustadas ao poder de compra dos mercados locais onde operam, enquanto lançam produtos inovadores e específicos para cada região.

Em termos regionais, a China liderou o crescimento do mercado de dispositivos de áudio, com uma taxa de 22%, seguida da Ásia-Pacífico (19%), EMEA (10%) e América Latina (7%).

Recomendado pelos leitores

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal
BIZ

DXC Technology anuncia novo diretor-geral para Portugal

LER MAIS

Trump recua nas tarifas sobre tecnologia chinesa
BIZ

Trump recua nas tarifas sobre tecnologia chinesa

LER MAIS

Kyndryl reforça Parceria com Google Cloud para acelerar modernização de mainframe
BIZ

Kyndryl reforça Parceria com Google Cloud para acelerar modernização de mainframe

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.