2017-5-04

NEGÓCIOS

Techsensys desenvolve tecnologia para casas conetadas

Acender e apagar luzes, abrir a porta, controlar a opacidade das janelas, colocar música a tocar, pesquisar sobre tudo o que se encontre online, são alguns dos comandos verbais que a Techsensys desenvolveu para a Alexa, a assistente pessoal virtual criada pela Amazon

Techsensys desenvolve tecnologia para casas conetadas

A tecnologia da Techsensys desenvolveu a domótica da “Casa do Futuro” – uma exposição que pode ser vista e experienciada no museu da Fundação Portuguesa das Comunicações- FPC, em Lisboa. A novidade do controlo verbal, através da Internet, pretende mostrar novos conceitos de habitação, ajudar pessoas invisuais ou com mobilidade reduzida ou somente agilizar as ações do quotidiano de uma casa.

“Sabemos que a Internet das Coisas permite criar novas realidades e adaptá-la às necessidades da sociedade e de cada pessoa em particular. Assim, podemos criar cidades, empresas e casas inteligentes, onde tudo se transforma em informação, que nos permite desenvolver mais serviços, otimizar a nossa eficiência e qualidade de vida. Neste caso em concreto, a nossa equipa da Techsensys desenvolveu uma solução que nos permite experienciar as diversas ações que fazemos dentro de casa de uma forma mais inteligente. Paralelamente, a mesma aplicação é também uma solução que permite à Fundação Portuguesa das Comunicações obter dados sobre a interatividade das visitas e os níveis de participação por tipologia de visitante. Desde que a solução foi instalada, no início do ano, foram já registadas cerca de 2000 interações com esta solução. O resultado está à vista – e vale a pena ser vivido – na Casa do Futuro”, afirma o responsável pela Techsensys, Luís Juncá.

A parceria entre a FPC e a Techsensys chama-se ‘IoT (Internet of Things) Upgrade’ e pretende melhorar a experiência dos visitantes da Casa do Futuro, através da inteligência e da interatividade da exposição.

“A Casa do Futuro é um projeto expositivo em permanente evolução com a introdução de novas funcionalidades e é construída integrando tecnologias de vários parceiros, nomeadamente o novo projeto IoT UpGrade da Techsensys. Esta solução da Casa do Futuro permite uma experiência única ao visitante integrando várias perspetivas: a possibilidade de controlar a Casa e os seus serviços usando o interface mais natural do mundo, a voz, e o acesso a uma assistente virtual inteligente, uma companheira que conversa e aprende em cada interação. Do ponto de vista da gestão da Casa, a solução permite registar informação sobre a interatividade dos visitantes. É mais uma etapa na vida da Casa do Futuro – a entrada no mundo da internet das coisas, da inteligência artificial e do big data”, comenta Teresa Salema, membro do conselho executivo da FPC.

A exposição “Casa do Futuro” é um espaço que coloca em destaque as potencialidades e benefícios das novas tecnologias num ambiente doméstico, que contribuem para uma melhor qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Este projeto expositivo adapta-se e evolui constantemente, apresentando ao público novos conceitos e soluções na habitação.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.